Com instrumentos de sopro, percussão e trajes típicos, a orquestra Musikverein Polling fez sua primeira apresentação no Vale do Taquari nesta sexta-feira (15/8) em Colinas, no Teatro Municipal.
Antes da apresentação, os músicos passaram o dia conhecendo pontos turísticos e culturais do município, vivenciando de perto a hospitalidade colinense e fortalecendo o intercâmbio cultural. A visita incluiu espaços históricos, belezas naturais e experiências ligadas às tradições locais.
O assessor cultural de Colinas, Pedro Boettcher, deixa sua mensagem para os próximos municípios que receberão a apresentação. “Que aproveitem a oportunidade! Eles estão com espetáculo lindo. Realmente é um grande momento de imersão cultural!”, afirma.
Em Teutônia, a apresentação será hoje (20/8), no Auditório do Sicredi, às 19h30, em comemoração aos 44 anos da entidade. A entrada é gratuita e o público é convidado a doar 1kg de alimento não perecível. Em seguida, ocorre o concerto em Westfália, no dia 22 de agosto.
De acordo com o maestro Lucas Grave, ainda restam poucos ingressos, que devem ser retirados na recepção do Colégio Teutônia ou pelo telefone 93762-4040 para controle da organização. Para ele, a expectativa é alta.
Os alemães conheceram os pontos turísticos de Teutônia durante a terça e quarta-feira. A visita iniciou na prefeitura, seguiu para o Engenho 4 Ventos, Lagoa da Harmonia e Cervejaria TeutoBier.
A recepção do grupo é organizada pelo Colégio Teutônia em parceria com a Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), que também coordena a hospedagem e a logística dos concertos.
Durante a estadia, os 45 músicos estão sendo acolhidos em residências de famílias de Teutônia e Westfália, fortalecendo ainda mais o espírito de integração e convivência entre as culturas.
O evento tem o apoio do Colégio Teutônia, Acerte e Círculo de Amigos de Mengerschied.
Sobre a orquestra
Criada em 1963, a Musikverein Polling é uma banda tradicional da Alemanha, conhecida por seu repertório que celebra as raízes germânicas e o estilo característico das bandas do sul da Alemanha.
A orquestra seguirá com concertos em outras cidades do Vale do Taquari, Vale do Caí e Serra Gaúcha. Após, os músicos ainda visitarão Balneário Camboriú, Curitiba e Rio de Janeiro.