Ícone do site Folha Popular

Municípios da região são reconhecidos como “Amigos da Vacina” em premiação estadual

Crédito: Arthur Vargas/ Ascom SES/ Divulgação

Em solenidade realizada na quarta-feira (20/8),no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, municípios da região foram homenageados com os Selos Ouro e Prata da iniciativa “Município Amigo da Vacina”, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público do RS (MPRS). A certificação reconhece os esforços das gestões municipais que atingiram as metas de cobertura vacinal em três imunizações fundamentais: pentavalente (baby), tríplice viral (dente de leite) e HPV (teens).

No total, 415 cidades gaúchas foram contempladas: 139 com o Selo Ouro, 153 com o Selo Prata e 123 com o Selo Bronze. A premiação valoriza o compromisso com a saúde preventiva e o trabalho articulado entre equipes de saúde, escolas, famílias e gestão pública. Teutônia foi uma das cidades com o Selo Ouro.

Westfália conquista Selo Ouro pela segunda vez

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Westfália recebeu o Selo Ouro, alcançando as metas nas três categorias avaliadas. A secretária de Saúde, Helena Maria Schneider, e a vacinadora Nívia Aline Wiethölter Dentee representaram o município na cerimônia e receberam o certificado das mãos da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

A enfermeira e coordenadora da sala de vacinas, Ana Paula Goldmeyer, destacou a relevância da conquista. “Este reconhecimento é resultado do empenho da equipe de saúde e, principalmente, da adesão das famílias, que compreendem a importância da imunização. A vacinação é proteção para todos, um ato de amor e responsabilidade coletiva. Manter a caderneta em dia e participar das campanhas é essencial para garantir a saúde pública e um futuro mais seguro para as crianças e para toda a comunidade”, afirma.

A secretária da Saúde, Helena Maria Schneider, lembrou que os resultados vão além da vacinação. “Além dos índices de imunização, diferentes programas contribuem com seus indicadores de desempenho e favorecem, inclusive, a obtenção de recursos para ações em saúde, como os programas de Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Estratégia Saúde da Família (ESF), Estratégia de Atenção Primária (EAP) e Primeira Infância Melhor (PIM)”, destaca.

Poço das Antas reforça excelência em vacinação com novo Selo Ouro

Também agraciado com o Selo Ouro, o município de Poço das Antas celebrou o reconhecimento pela segunda vez consecutiva. Representaram o município o prefeito Glicério Ivo Junges, o secretário de Saúde Juliano Körner e a técnica em enfermagem responsável pela sala de vacinas, Adriana Allebrandt.

“O selo é fruto de um trabalho conjunto da equipe de saúde, que se dedicou a campanhas, busca ativa e estratégias de conscientização. Nosso reconhecimento a todos por essa conquista”, afirmou o secretário Juliano Körner.

Imigrante leva o Selo Prata

O Município de Imigrante, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, foi contemplado com o Selo Prata, tendo atingido as metas nas vacinas pentavalente e tríplice viral. Na cobertura vacinal do HPV, o município alcançou 89,95%, ficando a poucos décimos da meta de 90% necessária para o Selo Ouro.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Imigrante, apenas uma criança a mais vacinada teria garantido a premiação máxima. Ainda assim, o Selo Prata é reflexo do empenho das equipes de saúde e um estímulo para que, em 2026, o município busque o Selo Ouro, com base no desempenho de 2025.

Paverama também recebe o Selo Prata

Na mesma cerimônia, Paverama foi reconhecida com o Selo Prata, por ter atingido as metas de vacinação nas categorias baby (pentavalente) e dente de leite (tríplice viral). Representaram o município a secretária da Saúde, Melissa Hartmann, e a técnica em enfermagem Graziele Mularzek.

“Este reconhecimento é resultado do esforço diário das nossas equipes de saúde e da confiança das famílias paveramenses, que entendem o valor da vacinação para garantir um futuro mais saudável e seguro”, destacou a secretária Melissa.

Sair da versão mobile