Ícone do site Folha Popular

Passeio Cicloturístico Conventos Vermelhos reúne 150 participantes em Roca Sales

Segunda edição do evento superou as expectativas de participações - Crédito: Yasmin Schwab / Divulgação

O município de Roca Sales viveu um dia de esporte, cultura e confraternização com a realização do 2º Passeio Cicloturístico Conventos Vermelhos, realizado no domingo (24/8). O evento reuniu mais de 150 ciclistas de diferentes regiões e transformou a cidade em ponto de encontro para amantes do pedal.

Promovido pela prefeitura, por meio dos departamentos de Esportes e de Cultura e Turismo, o passeio teve parceria com grupos de ciclistas locais. Mais do que um momento de lazer, o evento teve como proposta valorizar as riquezas naturais do município, incentivar hábitos saudáveis e promover a integração de uma das comunidades que ainda se reerguem diariamente, em virtude das catástrofes climáticas.

A concentração dos ciclistas ocorreu no Clube de Roca Sales, ao lado da Praça Júlio Lengler, onde os atletas foram recepcionados com um café colonial preparado pela União Rocassalense dos Clubes de Mães (URCM).

Os participantes puderam escolher entre quatro percursos: Curto A (8 quilômetros), Curto B (14 quilômetros), Médio (23 quilômetros) e Longo (42 quilômetros, com trechos opcionais de trilha). No trajeto, os participantes percorreram estradas do interior, com cenários que demonstram as realidades da região, muito marcada pela força do trabalho agrícola e pela recuperação da cidade após momentos de adversidade.

Após a conclusão dos trajetos, todos os participantes receberam medalhas artesanais em cerâmica, produzidas especialmente para a edição, com a utilização de materiais recolhidos às margens do Rio Taquari.

Valorização

O prefeito Jones Wünsch e os organizadores ressaltaram que o evento se consolida como um dos principais eventos esportivos do calendário. A atividade mostrou, mais uma vez, a capacidade da comunidade roca-salense de se mobilizar em torno de iniciativas coletivas, valorizar a identidade cultural do município e demonstrar resiliência diante dos desafios enfrentados recentemente.

Para o coordenador de Esportes do município, Jean Johans, essa foi uma oportunidade para Roca Sales voltar ao cenário regional e estadual. “Mostramos a nova face da nossa cidade, que se reconstrói aos poucos depois de tudo o que aconteceu. Para nós, foi ótimo realizar a 2ª edição do evento, uma vez que apresentamos a nossa real intenção de movimentar as mais variadas modalidades esportivas e que fazemos um trabalho sério e comprometido”, afirma.

Cultura

A programão não ficou restringida apenas ao pedal. A Praça Júlio Lengler foi palco de apresentações musicais das bandas Gramophonica e Bandidos da Noite, que subiram ao palco e encerraram o dia com repertório de rock que animou o público.

Sair da versão mobile