Ícone do site Folha Popular

Dia C mobiliza comunidade e reforça cultura do voluntariado em Teutônia

Languiru organizou evento beneficente na Associação dos Funcionários da cooperativa - Crédito:

O Dia de Cooperar, conhecido como Dia C, reuniu milhares de pessoas em diferentes cidades do Vale do Taquari no sábado (30/8). A mobilização teve a participação de voluntários, cooperativas, entidades e comunidade em geral, com destaque para as ações realizadas pela Sicredi Ouro Branco RS/MG e pela Languiru em Teutônia. As duas cooperativas promoveram atividades que reforçaram a solidariedade, o engajamento comunitário e a força do associativismo.

Em Teutônia, a programação da Sicredi Ouro Branco ocorreu em praças nos bairros Canabarro e Teutônia, reunindo cerca de 2,5 mil pessoas. As atividades envolveram a comunidade local, clubes de serviço e entidades.
A cooperativa mobilizou aproximadamente 500 voluntários em 31 agências no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. O presidente Neori

Ernani Abel classificou o Dia C como uma celebração ao voluntariado e ao engajamento comunitário. “A comunidade participa, os clubes de serviço se envolvem e as pessoas querem estar junto”, ressalta.

Também em Teutônia, a Languiru organizou evento beneficente na Associação dos Funcionários da cooperativa. A programação iniciou às 9h, com palestra da professora e pesquisadora Cintia Agostini sobre o Ano Internacional das Cooperativas e as oportunidades a partir da cooperação. Paralelamente, a Brigada Militar desenvolveu atividades educativas com as crianças, abordando trânsito e segurança.

A partir das 11h, os estandes de apoiadores abriram ao público, valorizando a união e a cooperação, com destaque para a presença das mascotes Languito e Mimi, que animaram as famílias.

De acordo com o superintendente da Languiru, Gustavo Marques, o Ano Internacional das Cooperativas, definido pela ONU, projeta o protagonismo do sistema cooperativo para a organização socioeconômica moderna. “O Dia C permitiu celebrarmos, juntos, o voluntariado e o cooperativismo no Brasil. Parabéns a todos”, destacou.

Ação na Expointer

Além das ações locais, o Dia C ganhou visibilidade também na Expointer, com atividades voltadas às crianças no Pavilhão da Agricultura Familiar. Conforme Neori Abel, a iniciativa na maior feira agropecuária da América Latina demonstra que o voluntariado sustenta a atuação de comunidades, entidades e clubes de serviço, como igrejas e Apaes. “Por isso a importância de incentivar jovens, especialmente por meio de cooperativas escolares”, reforça.

Abel lembra que as iniciativas das cooperativas não se restringem ao Dia C. A Sicredi Ouro Branco mantém, ao longo do ano, projetos como o Fundo Social, que desde 2018 já destinou quase R$ 8 milhões a pequenos projetos comunitários, e promove eventos como a CredRun, corrida de rua que se consolidou como encontro comunitário. Também seguem em andamento os encontros “Sicredi na Comunidade”, com diálogo e prestação de contas nos municípios da região.

Sair da versão mobile