Ícone do site Folha Popular

RS intensifica combate à violência doméstica e crimes contra grupos vulneráveis com Operações Shamar e Elo de Proteção

O mês de agosto foi marcado por duas grandes operações de segurança no Rio Grande do Sul: a Operação Shamar, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio, e a Operação Elo de Proteção, focada na defesa de grupos vulneráveis.

A Operação Shamar, coordenada pela Secretaria Nacional da Segurança Pública em parceria com a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, mobilizou 800 agentes e atingiu todos os 497 municípios gaúchos. A ação, alusiva aos 19 anos da Lei Maria da Penha e à campanha Agosto Lilás, resultou em 2.286 medidas protetivas de urgência, 194 mandados de prisão, 192 de busca e apreensão, 198 prisões em flagrante e apreensão de 49 armas de fogo. Ao todo, foram realizadas 184 palestras e 304 ações educativas, impactando mais de 551 mil pessoas.

Já a Operação Elo de Proteção, em sua segunda edição, reforçou a integração dos órgãos de segurança no combate a crimes contra populações vulneráveis. A iniciativa somou mais de 2 mil medidas protetivas, 200 mandados de prisão, 200 de busca e apreensão e 203 prisões em flagrante, além da apreensão de 46 armas. Foram ainda promovidas mais de 180 palestras e 183 ações educativas, alcançando cerca de 80 mil pessoas em todo o estado.

As duas operações reforçam a política de prevenção, repressão e educação no combate à violência, integrando esforços de diferentes instituições para proteger mulheres e grupos em situação de risco.

Sair da versão mobile