Ícone do site Folha Popular

Municípios celebram a Independência com desfiles, bandas e atos cívicos

Um dos maiores da região, Desfile Cívico de Paverama reuniu mais de 40 entidades - Crédito: Gabriely Hartmann Mallmann

O domingo de 7 de Setembro foi marcado por celebrações cívicas em diversos municípios da região, que retomaram ou mantiveram a tradição dos desfiles em homenagem à Independência do Brasil. As atividades mobilizaram escolas, bandas marciais, autoridades e a comunidade em geral. Em algumas cidades, o evento representou a retomada após anos de pausa, enquanto em outras a programação segue consolidada no calendário local.

Realizado no sábado (6/9), o Desfile Cívico de Imigrante foi um sucesso. O evento teve como tema o Meio Ambiente e o lema “O futuro que teremos depende das escolhas que fazemos hoje”. Participaram do desfile as Emeis Ciranda de Sonhos e Pequeno Mundo, as Emefs Arco-Íris e Santo Antônio e a Eeem 25 de Maio, envolvendo alunos, equipes diretivas, professores, monitores, serventes, merendeiras e famílias.

Outro destaque foi a estreia da Banda Municipal de Imigrante, coordenada pelo maestro Marcelo Alves. Com 45 estudantes da rede municipal, o grupo apresentou o trabalho desenvolvido desde o início do projeto em 2025.

No feriado de 7 de setembro, Paverama promoveu seu tradicional Desfile Cívico – um dos maiores da região. Estiveram reunidas mais de 40 entidades, entre escolas, CTGs e grupos dos municípios vizinhos. A Banda Marcial da Escola Gonçalina trouxe toda sua energia e disciplina.

Com o tema “Meu Lugar no Mundo”, as apresentações destacaram pertencimento, identidade e o orgulho de ser paveramense. Um dos momentos mais emocionantes foi a participação de Dona Dila, centenária do município, no hasteamento das bandeiras.

“Foi muito gratificante e emocionante. A gente viu muitas entidades além da comunidade escolar, que é uma tradição do desfile. Foi um momento que trouxe muito público e nos deixa muito satisfeitos”, comemora a prefeita Michele Vargas.

Luani da Rosa, representante do CTG Estância do Siqueira de Paverama, se orgulha de participar pela primeira vez do desfile. “É muito bom representar o nosso CTG. Atualmente, estamos com quatro categorias e é ótimo estar aqui”, afirma.

Também no domingo, Colinas comemorou o 7 de Setembro com seu Desfile Cívico, reunindo grande público e diversas entidades locais. Participaram da celebração a Emei Pequeno Mundo, a Emef Ipiranga, a Escola Estadual de Colinas, além da banda marcial e do 6º Batalhão de Comunicação do Exército, de Bento Gonçalves.

Estrela celebrou o Dia da Independência de forma diferente. Encerrando as atividades da Semana da Pátria, o município promoveu o Passeio Ciclístico da Independência no domingo (7/9) e reuniu mais de 400 ciclistas de todas as idades. Vestidos com as cores verde e amarela, os participantes percorreram as ruas da cidade em um ato de civismo, união e celebração à nação.

O trajeto teve início e término no Parque Princesa do Vale

O Parcão ainda recebeu uma programação diversificada na parte da tarde, com destaque para as feiras de artesanato e de adoção de cães, apresentações culturais, aula de ginástica e ervateira. Entre os destaques, o público prestigiou o retorno da banda marcial do colégio estadual Vidal de Negreiros.

Conforme a professora Zuleica Regina Rambo, hoje há 36 alunos na banda, que tem fila de espera. Com olhos atentos aos comandos da professora, os jovens foram ovacionados pelo público. O grupo há havia participado da hora cívica do município na sexta-feira (5/9), em frente a prefeitura. Nessa quarta-feira, se apresenta na Emei Estrelinha, onde participará de caminhada cívica com os pequenos. “Para eles é uma emoção diferente, a de fazerem seu papel de cidadãos”, conta ela.

Próximos desfiles

Em Westfália, o desfile ocorre no próximo sábado (13/9). O evento retorna ao calendário municipal após anos sem ocorrer. A programação inicia às 8h30 com Hora Cívica e saída da Casa da Oase em direção à Associação Cultural e Esportiva Fluminense, percorrendo a Avenida Henrique Uebel, que ficará bloqueada em um dos sentidos até as 10h30.

Um dos destaques será a estreia da Banda Marcial de Westfália, formada por 24 estudantes, sob coordenação do professor Marcelo Alves Borges. Com novos instrumentos e uniformes, a banda começou a ensaiar ainda em maio.

Para o prefeito César Juliano Bloemker, o sentimento é de admiração. “O 7 de Setembro é uma data que nos lembra do valor da liberdade e da democracia que conquistamos como nação. O desfile é também um momento de resgate de valores e de integração da nossa comunidade, especialmente por meio das escolas. É gratificante ver nossos jovens envolvidos, aprendendo na prática o sentido de cidadania, de respeito às diferenças e de compromisso coletivo. Esse trabalho feito junto aos estudantes fortalece não apenas o orgulho de ser brasileiro, mas também, o de ser westfaliano”, destaca.

Já no domingo (14/9) ocorre o Desfile Cívico-Cultural de Boa Vista do Sul, a partir das 10h com o tema dos 150 anos da imigração italiana e os 30 anos de emancipação do município. O desfile inicia em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) e seguirá até o Centro Administrativo, com um momento especial de celebração cívica e cultural.

Participam do evento cerca de 300 alunos da Emef Duque de Caxias e da Emei Sementinhas do Bem, além da Orquestra Municipal e alunos das oficinas culturais.

Retomada

Em Santa Clara do Sul, o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro voltou a movimentar a cidade. Escolas, entidades e a tão lembrada banda marcial constituíram a programação, que não acontecia há cerca de 10 anos.

Realizado na Avenida 28 de Maio, reuniu cerca de 4 mil pessoas, entre seis escolas e oito entidades.

Um dos momentos mais significativos do evento foi a volta da Banda Marcial, que retomou após quatro décadas de inatividade. A formação atual reúne ex-alunos da antiga Escola Cenecista, que ensaiaram durante 7 meses, ao lado de jovens músicos da Orquestra de Santa Clara.

Na época em que Santa Clara ainda fazia parte de Lajeado, a banda era mantida com o esforço da comunidade e da escola, tornando-se um dos símbolos locais. Com apoio da prefeitura, o grupo retorna agora com novos uniformes e a proposta de envolver crianças e adolescentes, buscando dar continuidade à tradição.

Também depois de alguns anos sem ser realizado, o Desfile Cívico de Roca Sales voltou a ocupar as ruas da cidade no sábado e reuniu cerca de 600 pessoas. O evento integrou as comemorações da Semana da Pátria e o aniversário do município com o tema “Roca Sales: 70 anos – Uma História de Superação”.

O desfile teve a presença de profissionais e veículos de emergência, escolas, empresas locais, associações e entidades. A Marcha do Exército de Sapucaia do Sul e a banda marcial foram os destaques do evento.

Para o prefeito Jones Wünsch “Mazinho”, um ato de civismo é, acima de tudo, um ato de amor à pátria. “É honrar o nosso país, as suas riquezas e as cores da nossa bandeira. E, mesmo com Roca Sales ainda machucada, ainda marcada pelas desgraças e tragédias que enfrentamos, estamos lutando para nos reerguer e reconstruir a nossa cidade. Esse desfile é um exemplo de união e de esperança. Quero parabenizar toda a equipe organizadora pelo ótimo trabalho realizado”, afirmou.

Em Fazenda Vilanova, a comemoração foi antecipada e o desfile ocorreu no dia 31 de agosto com destaque para a Banda Marcial, responsável pelo ritmo da marcha. O Corpo de Bombeiros de Estrela abriu o desfile com seu caminhão e a tradicional sirene. Posteriormente, as escolas municipais subiram a avenida e passaram sua mensagem, baseada no tema da “criatividade”.

Os CTGs e Piquetes abrilhantaram o evento com suas invernadas artísticas e cavalarianos. O esporte teve destaque com a passagem das escolinhas e projetos esportivos, além dos clubes das comunidades vilanovenses. As comunidades religiosas, clubes de mães, corais, associações comunitárias e demais grupos também fizeram parte da apresentação.

Sair da versão mobile