Ícone do site Folha Popular

Operação Truck Hunters desmantela organização criminosa especializada no furto de caminhões no RS

A Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar, deflagrou nesta quinta-feira (11/9) a Operação Truck Hunters em diversas cidades do Rio Grande do Sul, desarticulando uma organização criminosa que furtava caminhões, extorquia vítimas e operava desmanches em escala industrial. A ofensiva foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCOR), ambas do Deic.

Foram cumpridos 78 ordens judiciais, incluindo 28 mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão, resultando em 20 prisões e na apreensão de armas, drogas e veículos. A ação ocorreu em 14 cidades, incluindo São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Capão da Canoa e Santa Maria.

As investigações começaram em setembro de 2023, após denúncias anônimas que levaram à descoberta de galpões usados para desmontagem de veículos furtados. A Polícia Civil constatou que a quadrilha operava com alto grau de sofisticação, com divisão de tarefas, logística avançada e até apoio de postos de combustíveis que informavam sobre caminhões carregados.

A organização exigia valores entre R$ 5 mil e R$ 100 mil de resgate para devolver os veículos, desmontando aqueles cujos proprietários não pagavam. Em alguns casos, caminhões inteiros eram desmontados em menos de 12 horas, com peças adulteradas e distribuídas em todo o Estado.

Foram identificados mais de 50 crimes diretamente ligados ao grupo, envolvendo dezenas de caminhões e centenas de vítimas. “Essa quadrilha representava uma ameaça real ao setor de transportes gaúcho, pelo nível de sofisticação e o terror psicológico imposto às vítimas”, destacou o delegado Gabriel Lourenço, da DRFC.

Sair da versão mobile