A 15ª edição da Jornada Técnica Ambiental, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, ocorre na próxima quinta-feira (18/9), a partir das 18h30, no salão de eventos da Acil. O evento integra a ação Viva o Taquari-Antas Vivo e terá como foco principal a resiliência climática da região.
A programação reunirá lideranças, empresários, profissionais e estudantes ligados à área ambiental, com o objetivo de fomentar o debate sobre os impactos das mudanças climáticas e a construção de soluções sustentáveis.
A abertura contará com a participação do hidrólogo Walter Collischonn, mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, que abordará o tema “O futuro das enchentes na bacia Taquari-Antas”. Na sequência, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, apresentará um case sobre gestão de crise durante os eventos climáticos extremos que atingiram a região em 2023 e 2024.
A participação na 15ª Jornada Técnica Ambiental é gratuita, com inscrições exclusivamente online pelo site da Acil: www.acilajeado.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (51) 3011-6900.
Confira a entrevista completa:
Sobre os palestrantes
Walter Collischonn é professor titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, especialista em modelagem hidrológica, previsão de cheias e impactos das mudanças climáticas. Autor do livro Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais, tem mais de 160 artigos publicados em periódicos científicos.
Mateus Trojan, prefeito reeleito de Muçum com a maior votação da história do município (80,82%), ganhou destaque nacional pela atuação durante as enchentes dos últimos anos. Com trajetória política iniciada aos 21 anos como vereador, também preside a Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat).