A Alaf está rebaixada para a Série C do Gauchão de Futsal. A queda foi confirmada na noite de quinta-feira (18/9), após a derrota por 5 a 4 diante do União Parobé, em confronto direto contra o descenso. A partida, válida pela antepenúltima rodada da fase classificatória da Série B, teve mando invertido e acabou disputada no ginásio do adversário.
O time lajeadense entrou em quadra pressionado pela necessidade da vitória e com elenco reduzido: apenas 8 jogadores de linha, além de três goleiros. Para piorar, o pivô Suelo foi expulso ainda no segundo tempo, após cometer pênalti e deixou a equipe em desvantagem numérica.
Mesmo com tantas dificuldades, a Alaf mostrou poder de reação. O placar foi movimentado desde o início, principalmente com a vantagem aberta pelo Parobé e Kaká, que manteve a Alaf no jogo. O ala foi o grande destaque da noite, marcando três gols. Fiuza também deixou o dele, mas os donos da casa foram mais eficientes e garantiram a vitória com gols de Davizinho, Luizinho, Pica-Pau, Maninho e Caio.
O resultado final de 5 a 4 decretou matematicamente o rebaixamento, já que, pelo regulamento, o último colocado da Chave A não escapa da queda. A derrota simboliza um duro golpe para o futsal de Lajeado, que em outros tempos já figurou em divisões de maior destaque do cenário estadual.
Apesar da queda, a temporada ainda não terminou. A Alaf tem mais dois compromissos na Série B, contra Ibiraiaras e São José do Inhacorá. A diretoria e a comissão técnica garantiram que o time seguirá em quadra com “força máxima” para honrar a camisa, ao mesmo tempo em que já começa o planejamento para a disputa da Série C em 2026.