O município de Lajeado estará representado na 3ª Maratona Sesc de Pelotas, que será realizada em 12 de outubro. Responsável por colocar a capital nacional do doce no mapa das grandes corridas do país, a prova contará com participantes de várias partes do Estado e do Brasil.
As inscrições seguem abertas através do site, onde também é possível conferir o regulamento completo. Além da corrida de 42 quilômetros, também será disputada a meia maratona, com 21 quilômetros de percurso, rústicas de 5 quilômetros e 10 quilômetros, e uma caminhada participativa.
Entre os competidores já confirmados está o gestor ambiental Renan Anschau, que viaja de Lajeado especialmente para participar da maratona. “Corro maratonas desde 2016 e, para ser sincero, já perdi a conta de quantas completei. Entre todas, a mais marcante foi a Maratona de Berlim, que tive a oportunidade de correr em 2024”, relata.
Renan comenta que a parte mais desafiadora é a preparação, que acontece nos meses anteriores ao circuito. “No dia da prova tudo se resume a confiar no que foi construído e a aproveitar cada quilômetro”, conta.
O lajeadense escolheu a Maratona de Pelotas por ser uma competição no segundo semestre do ano, período em que há menos provas no Estado. Outro fator decisivo foi o percurso predominantemente plano, que favorece uma corrida mais rápida. “Para mim, cruzar a linha de chegada em boas condições já será uma grande vitória. Correr é parte essencial da minha vida e pretendo manter isso para sempre. A corrida melhora meu humor, minha disposição, meu sono e minha qualidade de vida como um todo”, comenta.
A 3ª Maratona Sesc de Pelotas, realizada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, com apoio da prefeitura, terá largada no Mercado Público Municipal, um dos principais pontos turísticos da cidade.
O evento busca incentivar o esporte, hábitos saudáveis e o turismo na região. No ano passado, reuniu mais de 3 mil participantes de diversos estados. Nesta edição, a premiação inclui valores de até R$ 6 mil e estadias nos hotéis do Sesc em Gramado e Torres.