As inscrições para o Programa Operação Terra Forte começaram no dia 17 de setembro em todo o Rio Grande do Sul, e, em Paverama, tiveram início na segunda-feira (22/9) seguindo até o dia 17 de outubro. O programa é voltado para agricultores familiares, povos indígenas e comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária e pecuaristas familiares.
Para participar, é necessário ter o CAF, DAP ou DPF ativos. As inscrições são presenciais e devem ser feitas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, com entrevista e apresentação de documento de identificação.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Emater/RS-Ascar, o Operação Terra Forte tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, promovendo recuperação de propriedades, práticas agrícolas sustentáveis, maior resiliência às mudanças climáticas.
As principais ações do programa serão o diagnóstico técnico das propriedades rurais, elaboração de planos individuais de recuperação, assistência técnica especializada, apoio com uso de patrulhas agrícolas mecanizadas e auxílio financeiro de até R$ 30 mil por agricultor selecionado.
Para mais informações, procure o escritório da Emater/RS-Ascar de Paverama dentro do prazo de inscrição.