Ícone do site Folha Popular

Festa da padroeira será neste domingo em Canabarro

Tema deste ano é Peregrinos da Esperança / Crédito: Divulgação

Este domingo (5/10) será de festa para a comunidade Nossa Senhora do Rosário, com sede em Canabarro. A paróquia homenageará a sua padroeira com missa festiva às 9h30, seguida de uma procissão, na qual a imagem da santa será conduzida até o ginásio. “Temos uma celebração belíssima, nós chamamos de missa solene”, explica o padre Pedro Ritter.

No ginásio será servido almoço ao meio-dia. Os cartões estão a venda diretamente na secretaria da paróquia pelo valor de R$ 50 para quem comprar antecipadamente e R$ 60 no dia. Ainda, quem colaborar com compra de bloco da “ação entre amigos” já garante o cartão para o almoço. A organização incentiva a compra antecipada para facilitar o planejamento da equipe responsável pela preparação do almoço.

Pela tarde, haverá baile com Wilceu Pause, Mari Pause e Banda e Banda Champion.

A grande festa é precedida por uma intensa preparação espiritual, conhecida como novena. Durante nove noites, a comunidade se reúne para encontros de oração na igreja matriz, sempre às 19h. Padre Pedro explica que essa tradição surgiu historicamente como uma forma do povo encontrar seu próprio jeito de rezar, sendo um “mantra” de contemplação.

Neste ano, os convidados ou “pregadores” são chamados em ordem alfabética, refletindo o esforço da paróquia em incluir diferentes vozes da diocese, que conta com cerca de 45 padres. Além disso, há uma espécie de “cartão fidelidade”. A pessoa recebe um carimbo por noite e concorre a cinco prêmios. Segundo o padre, a iniciativa tem tido um efeito muito positivo para incentivar a participação.

Após as celebrações na igreja, a comunidade se reúne no ginásio para momentos de confraternização com comida e música ao vivo. Já aconteceram a noite do pastel e da pizza, e a noite de sexta-feira (3/10) foi a do cachorro quente com música sertaneja.

“Convivemos, rimos bastante. Eu sempre digo, a comunidade precisa ter alegria. Os desafios, as limitações, as fragilidades, elas vêm para todos. Então, nós precisamos oportunizar à comunidade momentos de alegria para fortalecer a caminhada”, destaca o padre.


Durante nove noites que antecedem a festa, a comunidade se reúne para encontros de oração na igreja matriz / Crédito: Divulgação

Nossa Senhora do Rosário

Celebrada oficialmente no dia 7 de outubro, a festa de Nossa Senhora do Rosário tem origem histórica e espiritual profunda. Foi instituída em 1571 pelo Papa Pio V em agradecimento à vitória cristã na Batalha de Lepanto, atribuída à oração do Rosário. São Domingos de Gusmão teria recebido o Rosário das mãos da própria Virgem Maria, como uma forma de contemplação dos mistérios da fé. Essa espiritualidade é vivida pela comunidade de Canabarro, que agora se prepara para celebrar, com fé e alegria, mais um capítulo desta história.

Sair da versão mobile