A Fruki, uma das principais marcas de bebidas do Sul do Brasil, realizou um encontro de celebração com a comunidade de Paverama nessa quarta-feira (1º/10) para reforçar os laços com a cidade que abriga metade da capacidade produtiva da empresa.
O evento teve a presença da presidente, gestores, diretores e do sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração, Nelson Eggers, de 87 anos, que compartilhou parte de sua trajetória e os valores que guiam a empresa.
A instalação da unidade em Paverama tem gerado impactos significativos na microrregião. Entre os principais benefícios estão a geração de empregos para moradores da cidade e redondezas e a arrecadação de ICMS, imposto que se reverte em melhorias para a comunidade em áreas como saúde, educação e infraestrutura. A presença da empresa também atua como um polo de atração para outros negócios, dinamizando a economia local.
Durante o evento, foram destacadas as metas da empresa. A maior delas é alcançar a marca de 1 bilhão de litros de bebidas produzidas e um faturamento de R$ 1 bilhão até o fim de 2025. O portfólio diversificado, que inclui água, refrigerante, energético, cerveja e a linha de sucos Fruquito, é apontado como fundamental para atingir esse objetivo.
“Os três últimos meses do ano são determinantes. Sabemos que o verão é a época em que uma indústria de bebidas vende muito mais”, comentou a presidente da Fruki, Aline Eggers Bagatini. “Estamos com uma expectativa forte de que o verão chegue para que também possamos chegar a esse R$ 1 bilhão de faturamento”, comentou.
A unidade de Paverama, instalada em uma área de 79 hectares – dos quais oito já ocupados por 36.000 metros quadrados de área construída -, representa um marco no crescimento da empresa. Hoje, a fábrica é responsável por 50% de toda a produção da Fruki, igualando-se à capacidade da unidade matriz de Lajeado.
“Estar em Paverama para nós foi a possibilidade de olhar para o futuro e dizer que a gente pode crescer. Em Lajeado, infelizmente, não tínhamos mais espaço sequer para sonhar. Aqui sim, temos muita possibilidade de crescer”, afirmou Aline
Investimento em pessoas e tradição
Filho de colonos, o sócio-fundador Nelson Eggers relembrou a origem humilde da empresa, que começou produzindo 200 garrafas por dia de forma artesanal e, hoje, possui uma capacidade de envase de 15 garrafas por segundo.
Ele destacou o investimento no desenvolvimento de talentos internos como um pilar da empresa. Referiu-se à política de financiar a educação de colaboradores e oferecer oportunidades globais. “Transformamos operários, muitos filhos de colonos ou da periferia, em engenheiros”, contou. O fundador expressou orgulho pela energia dedicada ao negócio e pela conexão duradoura com a comunidade.
A celebração em Paverama simbolizou não apenas um sucesso empresarial, mas uma parceria consolidada com a região, que apoiou e acreditou no investimento. A Fruki segue focada em expandir sua produção e fortalecer sua presença, sempre com um olhar voltado para as pessoas e para o desenvolvimento local.

