Ícone do site Folha Popular

Teutônia deve receber 300 instrumentistas no Festival de Música

Crédito: Leandro Augusto Hamester

Teutônia se prepara para voltar a ser palco de um dos principais eventos musicais do Vale do Taquari. De 19 a 23 de novembro de 2025, o município realiza o 6º Festival de Música de Teutônia, que reunirá cerca de 300 instrumentistas, professores e estudantes de diversas regiões do Sul do Brasil. O evento será sediado no Colégio Teutônia e contará com cursos, oficinas e apresentações gratuitas, tanto para participantes quanto para o público.

Com início em 2014, o festival consolidou-se como uma das mais importantes iniciativas de formação musical da região, promovendo o ensino, a valorização e a difusão da música erudita e popular. Além de ser uma oportunidade de aperfeiçoamento técnico, o evento proporciona uma intensa vivência artística aos participantes.

“É motivo de alegria a retomada do Festival, que tradicionalmente mobiliza um grande número de instrumentistas, professores e a comunidade. A última edição reuniu cerca de 300 musicistas. É um evento já consolidado, que movimenta o cenário musical e cultural de Teutônia e da região”, destaca Lucas Eduardo Grave, maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e integrante da comissão organizadora.

Ao longo dos cinco dias de programação, serão oferecidos 16 cursos gratuitos, ministrados por 19 professores convidados de diferentes regiões do país. As atividades formativas — com cerca de 25 horas de aula — ocorrerão nas manhãs e tardes, enquanto as noites serão dedicadas a apresentações abertas ao público, com recitais, grupos instrumentais e grandes formações musicais, sempre com entrada franca.

Entre os instrumentos contemplados estão flauta transversal, clarinete, violino, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria, teclado e acordeon, além do canto coral — linguagem musical fortemente ligada à identidade cultural de Teutônia, reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Canto Coral.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis para interessados em participar da formação musical. A expectativa é de mais uma edição marcada pela diversidade sonora, aprendizado e integração cultural.

Sair da versão mobile