Ícone do site Folha Popular

Encontro de Mulheres reúne mais de 150 pessoas com foco em informação e acolhimento no Outubro Rosa

Crédito: Renata Leal / Divulgação

Em um gesto de cuidado coletivo e fortalecimento da rede de apoio feminina, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB) promoveu, no sábado (11/10), a primeira edição do Encontro de Mulheres – Edição Outubro Rosa. Realizado no Centro Comunitário Evangélico, o evento reuniu mais de 150 pessoas em uma tarde voltada à conscientização sobre o câncer de mama, incentivo ao autocuidado e valorização da autoestima.

A abertura foi conduzida pela pastora Alessandra Bourscheidt Alves, seguida da palestra da médica oncologista Camila Dagostim Jeremias Cabral. Com o tema “Cuidar de si é um ato de amor”, a especialista compartilhou informações valiosas sobre prevenção, diagnóstico precoce e enfrentamento do câncer de mama.

Histórias que tocam e transformam

A professora Roseli H. Kussler, de 53 anos, comoveu o público ao contar que descobriu a doença precocemente após um comentário de uma aluna do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), onde leciona alemão. “Uma simples fala mudou minha vida. Fiz os exames, recebi o diagnóstico e pude agir rapidamente com cirurgia e radioterapia. Hoje, faço questão de falar sobre o tema com quem eu puder. Às vezes, uma palavra é o que basta para fazer a diferença”, relatou Roseli, agradecendo ainda o apoio e as orações recebidas durante o tratamento.

Além das falas inspiradoras, o evento contou com um Desfile de Moda Inclusiva, valorizando a diversidade dos corpos e a autoestima das participantes. A programação também incluiu um café especial e a entrega de brindes, com apoio de parceiros locais que ofereceram maquiagem, roupas e cuidados com os cabelos.

A organizadora Ivete Brust celebrou o sucesso da primeira edição do Outubro Rosa, que teve os cartões de participação esgotados. “Foi uma tarde linda, de muito acolhimento e aprendizado. Já pensamos em 2026, com a possibilidade de incluir também o Novembro Azul, ampliando o cuidado para o público masculino”, adiantou.

Sair da versão mobile