Ícone do site Folha Popular

Secretaria de Saúde promove ações de conscientização sobre o câncer de mama

Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Fazenda Vilanova preparou uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa, campanha anual dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Ao longo do mês, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros levam o tema a departamentos públicos municipais, igrejas e empresas parceiras. As equipes também promovem inserções em grupos de ginástica e de saúde mental, ampliando o alcance das orientações preventivas.

Durante as ações, as profissionais distribuem vira-mates personalizados às mulheres, com informações sobre sinais, sintomas e formas de prevenção da doença. “A ideia é lembrá-las todos os dias, enquanto fazem chimarrão, da importância de cuidarem de si mesmas e realizarem a mamografia”, explica a enfermeira Patricia Fassini. O exame é o principal recurso para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Patricia ressalta ainda que, conforme o protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS), a mamografia deve ser realizada por mulheres entre 50 e 74 anos, a cada dois anos. Para aquelas com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, o rastreamento deve começar aos 35 anos, com realização anual.

O autoexame também é um importante aliado na detecção de alterações, mas não substitui o exame de imagem. “Geralmente, quando o tumor é percebido por sinais visíveis ou palpáveis, a doença já está em estágio avançado, o que torna o tratamento mais desafiador”, reforça a enfermeira.

Para realizar a mamografia, as interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e agendar uma consulta de enfermagem. Durante o atendimento, a profissional fará o pedido do exame, que é realizado no município de Taquari.

Sair da versão mobile