Ícone do site Folha Popular

Empresas familiares inspiram na quarta edição do “Feitas para Durar”

Crédito: Divulgação

Histórias de legado, inovação e continuidade marcaram a quarta edição do evento “Feitas para Durar”, promovido na noite de quinta-feira (9/10) pela Associação dos Jovens Empreendedores do Vale (AJEV), núcleo da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E). O encontro, já consolidado no calendário empresarial da região, teve como foco a sucessão familiar em negócios locais.

O painel reuniu três nomes de destaque no cenário empresarial: Renata Galiotto, fundadora e CEO da Ciamed Distribuidora de Medicamentos; Alexandre Luzzi, sócio da Luzzi Indústria de Móveis; e Janaína Koller Martinez, diretora-executiva e comercial da Vinagres Prinz. A mediação foi conduzida por Mauricio Grazziotin Mondadori, especialista em governança e sucessão, com mais de 16 anos de atuação e mais de 40 projetos realizados em todo o Brasil.

Renata Galiotto compartilhou a origem da Ciamed, nascida de uma percepção de mercado ainda nos tempos de faculdade. “A ideia surgiu ainda na faculdade, quando percebi uma lacuna no mercado de medicamentos na região. Um professor acreditou em mim e me apresentou pessoas que abriram portas. Foi assim que comecei, em uma pequena sala no centro de Encantado. Estudei muito, aprendi na prática e, com o tempo, a empresa cresceu e conquistou espaço”, contou, emocionada.

Já Alexandre Luzzi trouxe à tona as raízes da empresa fundada pelos pais em 1990. “Tudo começou com pequenos artesanatos feitos à noite, até que os pedidos cresceram e meu pai decidiu abrir a empresa. Ele vendeu o único carro da família para comprar a primeira máquina. Era tudo muito simples, o trabalho era feito nos fundos de casa, sob um telhado de lona. Mas havia paixão e persistência”, explicou.

Janaína Koller Martinez falou sobre a naturalidade do processo de sucessão na Vinagres Prinz. “Desde pequenas, participávamos do dia a dia da fábrica, acompanhando o processo de produção, o contato com clientes, as negociações. Tudo isso foi nos moldando, mesmo sem perceber”, relatou.

O evento foi realizado na sede do Sicredi Região dos Vales e reuniu cerca de 80 pessoas, entre empresários, associados e representantes de empresas locais. Além de promover trocas de experiências, o “Feitas para Durar” reforçou a importância da sucessão planejada para a continuidade saudável dos negócios familiares, valorizando histórias que, de fato, foram feitas para durar.

Sair da versão mobile