A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), apreendeu nesta quinta-feira (16/10) embalagens de um agrotóxico proibido no Brasil, encontradas em uma propriedade rural de Soledade.
A ação ocorreu após uma denúncia, que levou os policiais até um galpão onde foram localizadas as embalagens vazias do herbicida dessecante Paraquat Sigma, de origem argentina. O produto foi banido no país em 2020 por representar riscos graves à saúde humana, incluindo neurotoxicidade e associação com a doença de Parkinson.
As embalagens, que tinham prazo de validade até setembro deste ano, foram apreendidas e encaminhadas para descarte ambientalmente adequado.
O responsável pelo local foi autuado e deverá responder com base no Código Penal e na Lei dos Crimes Ambientais.