Ícone do site Folha Popular

Poço das Antas realiza mutirão de cirurgias

Economia municipal e emendas garantiram os recursos necessários - Crédito: Prefeitura de Poço das Antas/ Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Poço das Antas realiza mutirão de cirurgias de diferentes especialidades desde o mês de setembro. Até o momento, foram executadas sete cirurgias de traumatologia e oito cirurgias oftalmológicas, de acordo com a ordem cronológica dos encaminhamentos via Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do gerenciamento de consultas (Gercon).

Os procedimentos de traumatologia são realizados nos hospitais Bruno Born (HBB) e Ouro Branco (HOB), enquanto os de catarata ocorrem no Hospital Santa Terezinha, em Encantado. O objetivo é diminuir a demanda acumulada desde 2024. A expectativa é de que mais de 20 procedimentos sejam realizados.

Segundo o secretário de Saúde, Juliano Körner, a ação se tornou viável graças às economias realizadas neste primeiro ano da nova gestão e ao apoio de emendas parlamentares. “O cronograma de cirurgias seguirá sendo executado ao longo dos próximos dois meses, com foco na resolutividade e na humanização do atendimento aos usuários do sistema público de saúde”, garante.

O secretário de Administração, Indústria e Comércio, Romeu Forneck, reforçou o empenho da municipalidade para viabilizar o mutirão. “Cirurgias de média e alta complexidade exigem recursos significativos. Estamos mobilizados para garantir o custeio e continuaremos buscando apoio estadual e federal para ampliar este tipo de atendimento”, afirmou.

As pacientes Dirce Bohn e Nalete Maria Steffen foram algumas das primeiras contempladas pelas cirurgias de joelho. “Fiquei muito feliz, de coração. Foi uma notícia muito boa, é um avanço enorme, pois não precisamos esperar dois ou três anos a mais, o que evita futuros problemas”, comentou Dirce.
Nalete também comemorou a notícia. “De forma particular, não teríamos como pagar. Então, muito obrigada ao Município por isso”, agradeceu.

A paciente Lisane Weimer (64) rompeu o tendão e já estava em tratamento há cerca de um ano: “Fiz a cirurgia há um mês e foi tudo bem tranquilo. Estou muito satisfeita, não tenho mais dor.”

Já Maria Ivarne Pletsch (64) teve uma ruptura no manguito. A cirurgia ocorreu no dia 24 de setembro, em Teutônia. Maria também agradeceu à Administração Municipal e ao Hospital Ouro Branco.

Os pacientes de traumatologia seguem em recuperação e alguns iniciarão as sessões de fisioterapia nos próximos dias.

Investimentos na saúde

Além do mutirão, a administração de Poço das Antas atua em novas frentes na saúde. A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) porte 1 iniciou em agosto. O prédio terá 389,78 metros quadrados de área total construída e será viabilizado por meio de recursos do PAC.

Ainda, foi implantado o sistema de agendamento de consultas, medida que objetiva otimizar o fluxo de atendimento, evitar filas e garantir previsibilidade ao cidadão, que passa a ser atendido com horário marcado.

Também no âmbito da atenção primária, a uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Educação implantou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), voltado à promoção do desenvolvimento integral de crianças na primeira infância e ao fortalecimento dos vínculos familiares.

Por fim, o secretário Körner cita a instituição do grupo multiprofissional de atenção à saúde mental, com foco no cuidado integral, acolhimento e acompanhamento contínuo de pacientes que necessitam de suporte psicológico e psicossocial.

Sair da versão mobile