O Guarani de Venâncio Aires segue imbatível e confirmou de forma antecipada sua classificação às semifinais da Série B do Gauchão. A equipe venceu o Nova Prata pelo placar 1 a 0 no domingo (2/11), no Estádio Edmundo Feix, pela 7ª rodada, e assegurou matematicamente um lugar entre os quatro melhores da competição.
O resultado manteve o Guarani na liderança isolada do Grupo A, com 15 pontos em cinco jogos e 100% de aproveitamento. Com essa campanha perfeita, o Índio já não pode mais ser alcançado pelo 3º colocado, com ainda três rodadas para o fim da fase classificatória.
O gol da vitória foi uma pintura. Aos 42min do primeiro tempo, o atacante oriundo do futebol amador da região, Nathan Zamith, que tabelou pelo lado direito, recebeu dentro da área, aplicou um balão no marcador e finalizou de primeira para o fundo da rede. Zamith atuou no Intermunicipal Certel Sicredi 2025 com a camisa do Esperança, de Languiru, além de defender as cores do Lajeadense na Divisão de Acesso.
Na próxima rodada, o Guarani vai a Carazinho enfrentar o Clube 1992, na quarta-feira (5/11), às 15h. O Nova Prata, que permanece com 7 pontos, folga na rodada.
A classificação do Grupo A tem o Guarani na ponta, seguido pela Apafut, com 8 pontos. Em 3º está o Nova Prata, com 7. O Clube 1992 aparece em 4º, com 3, e o EC Novo Horizonte fecha a tabela com 2.
No outro grupo, o São Paulo também já garantiu vaga nas semifinais. O time de Rio Grande soma 10 pontos em quatro jogos e lidera o Grupo B de forma invicta.
A disputa pela segunda vaga segue entre Rio Grande, com 6 pontos, e Riograndense, com cinco – equipes que se enfrentam na rodada de encerramento em confronto direto.

