A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical no oceano, previsto para atuar entre a madrugada de sexta-feira (7/11) e o sábado (8/11). O fenômeno deve provocar chuvas intensas, ventos fortes e risco de inundações em algumas regiões do Estado.
De acordo com o órgão, o sistema começa com o aprofundamento de uma área de baixa pressão, que dará origem ao ciclone extratropical sobre o mar. A combinação desses fatores atmosféricos poderá causar tempestades severas nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte, com rajadas de vento superiores a 100 km/h, queda de granizo de grande porte e descargas elétricas.
Há ainda a possibilidade de formação de uma linha de instabilidade com potencial para rajadas severas de vento e até tornados, especialmente nas regiões Noroeste e Norte durante a tarde de sexta-feira.
Previsão detalhada
Na sexta-feira (7/11), a tendência é de chuvas intensas e tempestades em boa parte do Estado. Os acumulados diários devem variar entre 60 e 100 milímetros. Essas precipitações devem se concentrar em um curto intervalo, entre a madrugada e o início da tarde, o que aumenta o risco de enxurradas e alagamentos.
Nas demais regiões, os volumes previstos variam de 10 a 50 milímetros por dia. As rajadas de vento poderão atingir entre 50 e 85 km/h em boa parte do Estado.
Durante a madrugada e a manhã de sábado (8/11), o ciclone extratropical, já atuando sobre o oceano, deve manter a instabilidade na faixa litorânea e em áreas próximas. No interior, o tempo tende a melhorar gradualmente ao longo do sábado, embora o vento continue intenso, com rajadas acima de 85 km/h em alguns pontos do litoral.
No domingo (9/11), a aproximação de uma área de alta pressão atmosférica deve garantir o retorno do tempo firme, com sol e variação de nebulosidade em todas as regiões.

