O esporte no município de Paverama vive boa fase e agenda repleta de atividades neste fim de ano, o que se soma a toda a temporada de 2025 – resultado de um planejamento que tem transformado a rotina da comunidade com o incentivo ao esporte.
Segundo o vice-prefeito paveramense, David de Moura, o fortalecimento da área de esportes era um compromisso desde o início da gestão, em janeiro deste ano. “Quando criamos a secretaria, a ideia era justamente impulsionar o esporte em todas as idades. Hoje, temos desde a criança até o veterano nas atividades. Isso movimenta o comércio, aproxima a comunidade e transforma o cotidiano da cidade”, conta.
Ele também ressalta o apoio da prefeita Michele Vargas e o trabalho conjunto da equipe. “O esporte deixou de ser algo pontual ou casual para ser uma política permanente no cenário paveramense”, amplia o vice-prefeito.
Durante a semana, o calendário esportivo é recheado: inclui atividades de vôlei de areia e futevôlei às terças-feiras; canastra às quartas; vôlei de quadra às sextas e futebol society aos sábados; além de jogos no domingo.
O Parque 3 de Abril virou ponto de encontro das famílias e atletas. “O público comparece mesmo em dias frios ou chuvosos. É muito bonito ver pais e filhos juntos”, comenta Davi.
Envolvimento
O coordenador de esportes, Anderson Nierich, destaca que 2025 foi um ano de consolidação para o município e a comunidade. “Estamos próximos de fechar o calendário com mais de 1.500 pessoas envolvidas em campeonatos e eventos. Tivemos avanços importantes, como a inauguração da primeira quadra pública de society, que ampliou as opções e variedades de torneios”, afirma. A quadra foi inaugurada em 11 de outubro.
A Escolinha Municipal de Esportes, coordenada por Marcos Carvalho “Marcão”, atende mais de 200 crianças entre futsal, vôlei e futevôlei. “É gratificante ver o crescimento dos alunos e o envolvimento das famílias. É uma semente para o futuro do esporte em Paverama”, afirma o professor.
O Campeonato Municipal de Futebol Amador, retomado neste ano, também leva destaque como um dos acertos. “Foi um dos maiores. Queremos manter a fórmula e incentivar ainda mais a presença dos jovens e veteranos para 2026”, acrescenta Anderson. A competição teve mescla na inscrição de atletas – com a obrigatoriedade de jogadores de determinadas faixas etárias.
Além das competições, o município valoriza o lazer e as modalidades mais tradicionais, com torneios de canastra, jogos escolares e até campeonato de estilingue. “O esporte é uma ferramenta de união e a comunidade abraça cada evento. Todos os estilos têm sua importância e seu público; com isso, atendemos todos os praticantes”, reforça David.
Entre as próximas atividades está a Rústica de Paverama, marcada para 14 de dezembro, com percursos de 3, 5 e 10 quilômetros. As inscrições estão abertas pelo site do Sesc, com direito a camiseta e medalha.
“Paverama está engajada. As crianças estão motivadas
e o esporte voltou a ser motivo de orgulho para todos.”
David de Moura
Vice-prefeito

