Ícone do site Folha Popular

Marcauten realiza pesquisa inédita sobre proteção de marcas no Vale do Taquari

A Marcauten, referência regional em propriedade intelectual, está conduzindo uma pesquisa inédita sobre proteção de marcas, com foco no Vale do Taquari. O levantamento abrange mais de 23 mil micro e pequenas empresas distribuídas pelos 36 municípios da região.

O estudo busca compreender o cenário atual da proteção de marcas e medir o grau de conscientização dos empreendedores locais sobre a importância da Propriedade Intelectual. A iniciativa pretende evidenciar o impacto do registro na segurança jurídica, no valor de mercado e na longevidade dos negócios.

Para viabilizar o projeto, a Marcauten desenvolveu um software exclusivo com tecnologia de inteligência artificial. O uso da ferramenta, combinado com a expertise dos pesquisadores da Marcauten, torna capaz o mapeamento e cruzamento de dados públicos e estratégicos relacionados aos registros de marcas. O estudo é uma iniciativa do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Marcauten, que tem se dedicado à criação de soluções tecnológicas voltadas à proteção e valorização da inovação empresarial.

“A empresa nasceu em Teutônia e temos um carinho especial pelo Vale do Taquari, que concentra um dos ecossistemas mais promissores de empreendedorismo do interior do Rio Grande do Sul”, afirma Camila Brunetto, especialista em Propriedade Intelectual e sócia da Marcauten.

Segundo Vinicius Christ, mestre em Propriedade Intelectual e sócio da Marcauten, o propósito é fomentar uma nova cultura entre os empreendedores do Vale do Taquari. “Acreditamos que a proteção da marca é o primeiro passo para construir empresas sólidas, inovadoras e duradouras”, afirma.

O estudo foi inscrito na 9ª edição do Prêmio Nacional de Inovação – a maior premiação de inovação do Brasil – que reconhece iniciativas de excelência desenvolvidas por empresas, ecossistemas de inovação e pesquisadores empreendedores que transformam a realidade em que atuam.

Mais do que um estudo técnico, a pesquisa se propõe a fortalecer o desenvolvimento regional. A partir dos dados obtidos, a Marcauten pretende propor ações e estratégias concretas para aumentar o índice de proteção das marcas locais. Os resultados devem ser divulgados em janeiro de 2026.

Sair da versão mobile