Ícone do site Folha Popular

Fazer bem o básico garante resultados nas vendas

Para o palestrante, antes de mirar em grandes mudanças, é essencial olhar para o cotidiano

Para o palestrante, antes de mirar em grandes mudanças, é essencial olhar para o cotidiano / Crédito: Thiago Maurique

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) realizou, nessa sexta-feira (28/11), a oitava edição da tradicional Reunião-Almoço, retomando o encontro com foco em um princípio cada vez mais valorizado no ambiente empresarial: fazer o simples com qualidade. O evento ocorreu na Società Italiana Fiori dei Piani e reuniu 140 participantes, entre empresários, profissionais e lideranças locais.

O convidado do dia foi o administrador e professor universitário Ismael Bianchetti, especialista em gestão comercial, marketing e vendas. Com o tema “O básico bem feito é excelente”, ele conduziu uma palestra pautada na cultura da excelência aplicada às rotinas essenciais. Segundo o palestrante, o conceito permanece determinante para resultados consistentes mesmo em cenários de mudança.

Bianchetti iniciou provocando o público a refletir sobre os padrões adotados dentro das empresas. “Qual é o padrão de execução que você quer para o seu negócio? Esse padrão está disseminado na empresa ou está guardado numa gaveta?”, questionou. Conforme ele, antes de mirar em grandes mudanças, é essencial olhar para o cotidiano e para quem faz o negócio acontecer.

Um dos pontos centrais das dificuldades enfrentadas pelos gestores está na busca por coisas mirabolantes, ao mesmo tempo em que esquecem de olhar questões basilares, como equipe, atendimento e as avaliações que a empresa recebe.

Para Bianchetti, o foco das organizações precisa ser retomado às pessoas: “O negócio precisa sair do racional e ir para o relacional. É no relacionamento que está a força da empresa”, reforça.

A palestra reforçou a defesa da execução disciplinada, da consistência e da intencionalidade – fatores que, na avaliação de Bianchetti, tornam o simples extraordinário. “Não é fazer mais, é fazer o necessário com mais dedicação”, afirmou.

Ao tratar das transformações no varejo, destacou que empresas que não se especializam tendem a perder competitividade. Lembrou ainda que não existe mais on-line e off-line como coisas separadas, e que as organizações que se antecipam às mudanças colhem resultados, enquanto outras ainda resistem à adaptação.

Despedida e nova direção

O encerramento da última Reunião-Almoço do ano foi também um momento simbólico para o presidente da Cacis, Claus Wallauer, que se despede do comando da entidade após 2 anos à frente da gestão.

Ele destacou o caráter voluntário do trabalho e a realização de 16 edições das Reuniões-Almoço no período, que reuniram mais de duas mil pessoas. “Sempre buscamos cumprir um dos propósitos da entidade, que é promover educação e informação para qualificar empresas, comércio, indústrias e o agronegócio de Estrela”, afirmou.

A assembleia geral de escolha da nova diretoria está marcada para o dia 2 de dezembro. Até o momento, uma única chapa está inscrita para o certame, que tem o empresário Rodrigo Tomasi como nome indicado para assumir a presidência.
A futura gestão deve atuar em um novo modelo de governança, aprovado recentemente após reformulação do estatuto. O processo teve apoio de consultoria especializada e incorporou práticas recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

“A Cacis se projeta agora para um 2030 diferente, com uma estrutura de governança atualizada, diretoria reorganizada e comitês alinhados às necessidades dos associados”, concluiu Wallauer.

Sair da versão mobile