A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 foi de superação, emoção e alívio. O Internacional escapou do rebaixamento diante de quase 22 mil torcedores no Beira-Rio; o Grêmio encerrou o campeonato com goleada e vaga na Sula; enquanto o Juventude confirmou a queda após uma campanha marcada por fragilidades defensivas.
Inter faz história e evita queda
O Internacional garantiu permanência na Série A ao vencer o Bragantino por 3 a 1 neste domingo (7/12), em Porto Alegre. Mercado, Alan Patrick e Carbonero marcaram os gols da partida, que encerrou o campeonato com o Colorado na 16ª posição, com 44 pontos. Os rebaixados foram Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport.
A temperatura era alta e o ambiente intenso, com torcedores que passaram do sofrimento ao alívio em poucos minutos. Abel Braga, que havia retornado ao clube para as duas rodadas finais, foi o nome mais celebrado após o apito final.
Aposentado desde 2022, ele assumiu o time ainda no Z4 e conduziu o Inter à salvação. Mesmo emocionado, reforçou que não pretende seguir como técnico em 2026, embora deva ser procurado pela direção para um cargo de coordenação.
O jogo foi tenso desde o início. O Bragantino tomou a iniciativa, mas o Inter criou as primeiras grandes chances, como o chute de Braian Aguirre aos 16min e a bola no travessão de Bruno Gomes aos 32.
No segundo tempo, a pressão aumentou até Mercado abrir o placar de cabeça aos 4min. Alan Patrick ampliou em pênalti aos 32, e Carbonero fez o terceiro três minutos depois, em contra-ataque. O Bragantino descontou com Jhon Jhon aos 42.
O contexto tornou a permanência ainda mais simbólica. Abel destacou à imprensa que salvar o clube da queda, diante do cenário financeiro e esportivo delicado, teve peso especial para ele, que considerou “mais importante do que o Mundial”.
Crédito: Divulgação
No lucro e na Sula
O Grêmio fechou sua participação no Brasileirão com vitória por 4 a 0 sobre o lanterna Sport, fora de casa, também no domingo. O resultado garantiu ao Tricolor a nona colocação, com 49 pontos, e vaga direta na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2026.
Carlos Vinícius marcou duas vezes, enquanto Gustavo Martins e Cristaldo completaram o placar. O jogo teve início morno, mas o Grêmio acelerou a partir dos 28min. No segundo tempo, o domínio continuou, mas o ritmo caiu após o quarto gol.
O clube entra em período de férias e retorna aos trabalhos em janeiro e mira o Campeonato Gaúcho. A permanência de Mano Menezes e sua comissão ainda será debatida pela direção.
Crédito: Divulgação
Rebaixado
O Juventude foi rebaixado com duas rodadas de antecedência e encerrou 2025 com 34 pontos – nove vitórias, sete empates e vinte derrotas. A equipe passou 27 das 36 rodadas disputadas dentro do Z4.
A defesa foi o principal problema: foram 65 gols sofridos, a segunda pior marca da Série A. Erros recorrentes de marcação, falhas em jogos decisivos e dificuldades para manter vantagens comprometeram o desempenho. Apesar de mudanças na comissão técnica e ajustes no elenco, o time não conseguiu regularidade e pagou caro pela instabilidade.
A queda reforça a necessidade de reestruturação. O clube terá de revisar seu sistema defensivo, reforçar o elenco e buscar um modelo competitivo que permita retorno à elite em 2026.
Crédito: Divulgação

