Ícone do site Folha Popular

Temporal causa danos em Teutônia, Estrela e Lajeado

Entrada de Roca Sales pela ERS-129 está bloqueada / Crédito: Prefeitura de Roca Sales - Divulgação

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na segunda-feira (8/12) provocou estragos no Vale do Taquari e três municípios registraram ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de árvores e danos em edificações. As equipes da Defesa Civil seguem mobilizadas para atender as ocorrências.

Em Teutônia, três residências tiveram os telhados danificados e houve registro de queda de árvores em diferentes pontos da cidade. Uma pessoa precisou deixar a casa e foi acolhida por familiares.

Os principais danos foram registrados em Canabarro, com ocorrências em frente à Praça de Canabarro e na Rua Edmundo Hauenstein, na Vila Popular. Houve também queda de árvores defronte à Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gomes Freire de Andrade e no Bairro Alesgut, nas proximidades do Supermercado Esquinão.

Lajeado

Em Lajeado, o órgão municipal informou dano no telhado de um prédio no bairro Florestal. Técnicos seguem realizando vistorias para identificar possíveis novos pontos afetados pela instabilidade.

Estrela

No município de Estrela, por volta das 21h, o vento forte arrancou o telhado de um galpão em Linha Glória que acabou atingindo a rede elétrica.. A Defesa Civil municipal e a Coordenadoria Regional acionaram a concessionária responsável para restabelecimento seguro da energia. A RGE Distribuidora de Energia foi comunicada sobre o caso ocorrido na Linha Glória.

Crédito: Divulgação

Enquanto isso, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de risco moderado para deslizamentos pontuais em Estrela, válido por 24 horas. O aviso foi emitido com base em informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que identifica áreas com maior possibilidade de movimentação de massa após períodos de chuva intensa.

Trânsito

A passagem para Roca Sales pela ERS-129 está bloqueada. Motoristas devem buscar rotas alternativas até que o tráfego seja restabelecido.

Em caso de necessidade, a população deve contatar a Brigada Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Energia elétrica

Segundo comunicado da Certel, cerca de 850 associados ainda estão sem energia elétrica. As ocorrências se concentram nos municípios de Barão, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Fontoura Xavier, Lajeado, Poço das Antas, Pouso Novo, Putinga, Roca Sales, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul, Santa Tereza, São José do Herval e Teutônia.

Em caso de emergência, os contatos disponíveis são: 0800 510 6300 (também WhatsApp), 0800 520 6300, além da Agência Virtual no site da Certel e do app Certel Energia.

Sair da versão mobile