A Universidade do Vale do Taquari (Univates) foi reconhecida, pelo quinto ano consecutivo, como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil. No GreenMetric World University Ranking 2025, a instituição subiu 61 posições em relação ao ano passado, alcançando o 143º lugar no ranking mundial e o 6º no Brasil, com 8.400 pontos.
O GreenMetric avalia o desempenho das universidades em 39 indicadores, incluindo infraestrutura, energia, resíduos, água, transporte e educação, além de considerar ações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nesta edição, 1.745 universidades de 105 países participaram.
Segundo a engenheira ambiental Carolina Jung Heinen, a participação no GreenMetric é essencial para a avaliação interna das ações desenvolvidas pela Instituição. “Por meio dos resultados obtidos, conseguimos balizar nossas atividades buscando aprimorar ações diárias. Ver o reconhecimento de um trabalho construído por uma equipe unida e engajada, reforça que todos estamos caminhando juntos rumo a uma Univates cada vez mais sustentável”, afirma.
“Estamos muito felizes e orgulhosos. Isso valida o trabalho de cada estudante, professor, pesquisador e técnico-administrativo no cuidado com o campus e com as iniciativas propostas e desenvolvidas pela nossa Instituição para transformar nosso espaço e nossa comunidade”, celebra a reitora Evania Schneider.

