A empresária Solange Calderon, das Óticas Diniz, compartilhou, no programa Empreendedoras em Ação, uma jornada marcada por transições profundas, resiliência e a descoberta de uma nova paixão. Conhecida hoje por sua expertise como técnica óptica, contatóloga e visagista, Solange construiu sua base sólida em 26 anos de atuação no jornalismo, o que muitos clientes das óticas hoje desconhecem.
Estudar para se apaixonar: a chave da transição
Originalmente formada em jornalismo e rádio, Solange chegou a atuar na Rede Record em diversas funções, desde a recepção até cargos de gerência. O mundo das óticas surgiu como um projeto para o seu marido, mas, após o falecimento precoce dele, ela se viu diante do desafio de assumir um negócio que, inicialmente, admitia não gostar. A empresária revelou que o segredo para superar a angústia inicial foi o conhecimento. Para ela, quem não gosta do que faz deve estudar para se apaixonar. “Tu só vai gostar daquilo que tu conhece”, diz. Ao mergulhar nos estudos de óptica e visagismo, ela transformou o dever em prazer. O que era para ser uma licença temporária para auxiliar o marido e o filho no início do novo negócio se tornou uma verdadeira transição de carreira. Hoje, ela gerencia as cinco óticas de propriedade da família ao lado do filho.
Entre a curiosidade e o medo
A veia jornalística de Solange nunca a abandonou, especialmente o seu senso investigativo. Ela relembrou histórias de sua carreira no jornalismo investigativo, onde chegou a desmantelar gangues, o que lhe rendeu prêmios, mas também, ameaças.
Solange confessa ser muito ousada e acreditar demais na bondade humana, admitindo que, às vezes, “precisava ter um pouquinho de medo” para equilibrar essa audácia. Para ela, a curiosidade é algo natural, que a move a correr atrás dos fatos e entender as conexões humanas, algo que hoje aplica no atendimento aos seus clientes.
Inovação e impacto social
Um dos diferenciais trazidos por Solange é o Visagismo Total Look, um método que estuda a personalidade e o formato do rosto para transmitir a imagem desejada. Este conhecimento agrega muito no atendimento e na satisfação dos clientes.
Uma ação que lhe orgulha é a campanha Diniz Social, uma campanha que gera impacto social com a doação de óculos para crianças carentes. Ela descreveu com emoção como é ver uma criança enxergar o rosto da mãe ou as folhas de uma árvore pela primeira vez após receber o auxílio.
A importância de criar memórias boas
Hoje, Solange gerencia cinco lojas e defende uma gestão humanizada, tratando a equipe como gostaria de ser tratada. No entanto, ela alerta para o risco de viver exclusivamente para o trabalho.
Para manter o equilíbrio, enfatiza a necessidade de “criar memórias boas”. Apaixonada por viagens de moto, ela reserva tempo para roteiros pela Argentina e Chile com seu companheiro. Solange acredita que as memórias saudáveis são a única coisa que realmente mantemos na vida e o que nos sustenta em momentos difíceis.
Enxergar o lado bom da vida
Esta é uma característica e habilidade da empreendedora. Olhar para a vida de forma positiva e o lado bom das coisas. Numa analogia, a vida de Solange pode ser comparada a uma lente multifocal bem ajustada: no início, a mudança de perspectiva causa desconforto e a visão parece turva, mas, após o período de adaptação e com o “ajuste” do estudo e o foco em criar memórias nítidas, torna-se possível enxergar tanto os detalhes do presente quanto as grandes oportunidades no horizonte.

