O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates firmou uma parceria com a APAE Lajeado para desenvolver estudos arquitetônicos para a nova sede da instituição. A iniciativa ocorreu por meio do Escritório Modelo (SEMEIA EMAU) e integrou a curricularização da extensão, aproximando os estudantes de uma demanda real da comunidade.
A proposta foi trabalhada no atelier Vencer Complexidades, do oitavo semestre do curso, alinhado ao modelo Aula+ da graduação. Os acadêmicos foram desafiados a projetar um espaço mais amplo, acessível e inclusivo, considerando um programa funcional complexo, com ginásio coberto, áreas de convivência e atendimento às diferentes faixas etárias atendidas pela APAE.
A APAE participou ativamente de todo o processo, desde o planejamento da disciplina até a avaliação das propostas. As atividades incluíram visita técnica à instituição, oficinas participativas, rodas de conversa com gestores e profissionais da entidade e apresentações intermediárias dos projetos, permitindo ajustes a partir das necessidades reais dos usuários.
O projeto também contou com uma ação interdisciplinar com o curso de Nutrição, abordando aspectos funcionais de cozinhas e ambientes de alimentação coletiva. A apresentação final ocorreu em 10 de dezembro, com destaque para a criatividade e a complexidade das soluções propostas.
“A experiência e contato com as alunas da graduação de arquitetura da Univates foi incrível, pois conseguiram, cada uma de maneira singular, absorver as necessidades físicas de uma nova APAE. Surgiram propostas criativas, esteticamente lindas e modernas, com muita iluminação e grandes espaços de circulação. Temos certeza que o projeto final da APAE vai contemplar um pouquinho das ideias de cada uma das alunas”, disse a diretora administrativa da APAE, Ana Paula Rech.

