Ícone do site Folha Popular

Caixa libera FGTS retido de trabalhadores do saque-aniversário

Crédito: Divulgação

A Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira (29/12) a liberar valores do FGTS que estavam retidos para trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e tiveram o contrato suspenso ou rescindido entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025. A liberação foi autorizada pela MP 1.331/2025 e deve beneficiar cerca de 14,1 milhões de pessoas, com a liberação total de aproximadamente R$ 7,8 bilhões.

O pagamento ocorrerá em duas etapas. A primeira com saque de até R$ 1,8 mil por conta vinculada e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro de 2026. Os valores serão creditados automaticamente na conta cadastrada no aplicativo FGTS. Quem não tiver conta cadastrada poderá sacar nos canais físicos da Caixa.

Não poderão sacar trabalhadores que usaram o FGTS como garantia de empréstimos do saque-aniversário ou que tenham contas com bloqueio judicial. Têm direito ao saque aqueles que optaram pelo saque-aniversário, tiveram o contrato suspenso ou encerrado no período indicado e possuem saldo disponível.

A consulta pode ser feita pelo aplicativo FGTS, telefone da Caixa ou nas agências. O saque-aniversário permite retiradas anuais do FGTS, mas impede o saque total em caso de demissão, regra que motivou esta liberação excepcional. Mais informações estão disponíveis no site e no app da Caixa.

Sair da versão mobile