Ícone do site Folha Popular

Trabalhadores têm até hoje para sacar o abono salarial

Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O prazo para saque do abono salarial de 2025 termina nesta segunda-feira (29/12) e trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2023, com renda de até dois salários mínimos, ainda podem retirar o benefício.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que mais de 141 mil pessoas ainda não fizeram o saque. Ao todo, 26,5 milhões de trabalhadores têm direito ao abono neste calendário.

O benefício é calculado com base no ano-base de 2023 e também abrange correções de valores referentes aos últimos cinco anos. Quem não retirar o dinheiro até o fim do prazo só poderá receber após uma nova liberação oficial do MTE.

Têm direito ao abono os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenham recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos, trabalhado ao menos 30 dias no ano-base e tido os dados corretamente informados pelo empregador. Empregados domésticos e aprendizes não são contemplados.

A consulta pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é pago pelo Banco do Brasil, com opções de crédito em conta, transferência ou saque presencial.

Sair da versão mobile