Ícone do site Folha Popular

BM Ambiental identifica destruição de vegetação nativa em Arvorezinha, Ilópolis e Casca

O Comando Ambiental da Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, identificou nesta segunda-feira (5/1) a destruição irregular de áreas de vegetação nativa nos municípios de Arvorezinha e Ilópolis, no Vale do Taquari, e em Casca, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul.

As ocorrências foram constatadas durante ações de patrulhamento ambiental, a partir de denúncias e também por meio de monitoramento remoto.

Em Arvorezinha, os policiais flagraram uma retroescavadeira, um trator e dois caminhões atuando na limpeza de uma área com vegetação nativa. No local, foi identificada a supressão de aproximadamente 2,4 mil m² de Mata de Araucária, pertencente ao bioma Mata Atlântica. Entre as espécies atingidas estavam araucária, canela, camboatá, taquara e erva-mate. O responsável não apresentou Alvará Florestal, e todo o maquinário utilizado na ação foi apreendido.

No interior de Ilópolis, após denúncia anônima, a equipe constatou a destruição de cerca de 2,2 mil m² de vegetação nativa, com espécies como araucária, canela e camboatá. Assim como no caso anterior, não havia licença ambiental para a intervenção.

Já em Casca, a supressão irregular foi identificada a partir de um alerta da plataforma MapBiomas. No local, os policiais verificaram a destruição de aproximadamente 12,8 mil m² de vegetação nativa, também sem autorização do órgão ambiental competente.

Diante das irregularidades constatadas nos três municípios, foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência Policiais por crimes ambientais.

Sair da versão mobile