Ícone do site Folha Popular

19ª Copa Teutônia começa neste sábado

Competição deve seguir durante toda a semana - Crédito: Arquivo FP

O município de Teutônia inicia a programação da 19ª Copa Teutônia de Futebol de Base neste domingo (19/1), que segue até a sexta-feira (23/1). O evento deve reunir cerca de 1.500 atletas, além de comissões técnicas, familiares e dirigentes e movimentar o esporte e a economia das comunidades ao longo de toda a semana.

A abertura oficial acontece no campo do Gaúcho, com o primeiro jogo previsto para 16h, seguido às 18h pelo desfile e apresentação das delegações participantes. A partir da segunda-feira (19/1), as partidas ocorrem diariamente desde a manhã até o fim da tarde.

Conforme o integrante da organização, Ronaldo Machado, a Copinha chega à 19ª edição consolidada como um dos principais eventos esportivos da região. “É satisfatório ver a Copinha chegar a mais um ano. Já passou da maioridade e agora a expectativa é completar 20 anos com uma edição ainda maior. Hoje, ela é um evento tradicional em Teutônia”, destaca.

A competição terá seis categorias de base, da Sub-12 a Sub-16, e os jogos serão distribuídos em oito campos: Esperança (Languiru), Gaúcho (Teutônia), Lawi (Linha Wink), Atlético Gaúcho (Loteamento 8), Juventude (Linha Frank), Fluminense (Linha Harmonia), Ouro Verde (Alesgut) e Ribeirense (Canabarro).

O subsecretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Mateus Mühl, ressalta a importância do evento para além das quatro linhas. “A Copinha já tem um histórico muito grande dentro da cidade. Além de incentivar o esporte, ela movimenta o comércio, o turismo e coloca Teutônia em evidência, principalmente com clubes de outros estados e até de fora do país”, afirma.

A edição de 2025 terá equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também da Argentina, o que, segundo Mühl, reforça a capacidade de formação da competição. “Muitos atletas que hoje estão em clubes maiores já passaram pela Copinha quando estavam na base. É uma vitrine importante, onde a gurizada sonha, joga e tem a chance de ser observada”, completa.

Cerca de 1.200 a 1.300 pessoas estarão alojadas em escolas e entidades do município durante o evento. As refeições das delegações serão centralizadas na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), no Bairro Languiru.

A organização pede atenção da comunidade para o intenso fluxo de ônibus nos horários de refeições. “Terá bastante movimento nesses períodos, então, quem puder evitar a região nesses horários ajudará muito”, orienta Ronaldo.

A final da 19ª Copa Teutônia está marcada para a sexta-feira, no campo do Esperança, com as decisões de todas categorias.

“Somos gratos pelo Planeta Bola ter escolhido Teutônia lá atrás. Aqui o futebol é paixão, e eventos como esse mostram a força do esporte na nossa comunidade”, conclui Mateus.

Participantes
ClubeLocal
AC AvenidaAgudo (RS)
Academia Facha FCCórdoba (Argentina)
AERC JuventusTeutônia (RS)
Amigos da Bola / MunicipalMontenegro (RS)
Argentinos JuniorsCórdoba (Argentina)
Botafogo Três de MaioTrês de Maio (RS)
EC JuventudeCaxias do Sul (RS)
EC Novo HamburgoNovo Hamburgo (RS)
EC São JoséPorto Alegre (RS)
Edufut / Estrelas do FuturoSanta Clara do Sul (RS)
Escola da Chape Santa MariaSanta Maria (RS)
EC Guarany de BagéBagé (RS)
FC CascavelCascavel (PR)
GBM IjuíIjuí (RS)
EC GuaraniVenâncio Aires (RS)
Platense FCPorto Alegre (RS)
Progresso FCPelotas (RS)
Projeto FeraMontenegro (RS)
RedeemfutTeutônia (RS)
Santa Tecla FCVenâncio Aires (RS)
SBR Santos Dumont / BrusqueBrusque (SC)
Selleccion EliteCórdoba (Argentina)
SER CaxiasCaxias do Sul (RS)
UJCGravataí (RS)

Assista à entrevista:

Sair da versão mobile