A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), iniciou na manhã desta terça-feira (20/1) a Operação Ano Novo, Vida Nova, com foco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Estado.
A ação envolve o cumprimento de mandados de busca e apreensão, especialmente para a retirada de armas de fogo de residências de agressores, além da localização e prisão de indivíduos com mandados judiciais em aberto. Também são realizadas diligências para apuração de denúncias recentes de violência doméstica.
Segundo o diretor do DPGV, delegado Juliano Ferreira, a operação busca reduzir riscos às vítimas e atuar de forma preventiva contra crimes mais graves, como o feminicídio. A ofensiva ocorre de forma simultânea em diversas regiões do Estado e deve se estender até esta quarta-feira (21/1), quando será divulgado o balanço oficial.
A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma presencial, online ou pelos canais de emergência, e orienta que vítimas busquem ajuda imediatamente em situações de risco.

