Ícone do site Folha Popular

Ano letivo começa em Teutônia com expansão da rede municipal de ensino

Alfredo Schneider está em fase de finalização da ampliação / Crédito: Divulgação

A volta às aulas marca o fim do período de férias e o início de um novo ciclo de aprendizado, com o retorno dos alunos às escolas e a retomada da rotina pedagógica.

Em 2026, o Município de Teutônia atenderá, em média, 666 crianças nas Emeis e 984 alunos nas EEIs e no CNEC. Shana Müller Vogel, subsecretária de Educação, comenta que o número de matrículas ainda não está fechado, visto que matrículas novas podem ser realizadas a partir do dia 4, após o fim do período de férias das equipes diretivas e secretários de escola.

As Emeis retomam as aulas no dia 5 de fevereiro com o projeto Estação da Diversão nas escolas de origem, atendendo crianças cujos pais estão trabalhando. O início oficial do ano letivo, tanto para as Emeis quanto para as Emefs, será dia 18 de fevereiro.

“Este ano, a abertura do ano letivo será feito em dois momentos distintos: teremos a participação dos profissionais da educação no 4º Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Colégio Teutônia, e mais um momento de formação para equipes diretivas, secretários de escola, monitores e estagiários, organizado pela Secretaria Municipal de Educação”, conta Shana.

A volta às aulas terá ampliações escolares e abertura de novas vagas na rede municipal. Durante o período de férias, o trabalho de manutenção nas escolas foi intenso, com reformas de parquês e pintura de salas de aula, pintura de grades, conserto de brinquedos das pracinhas, manutenção de ar condicionados e muitos reparos de pequenos portes. Para isso, a Prefeitura contou com a parceria dos Círculos de Pais e Mestres (CPM).

“Estamos finalizando a ampliação da Emef Marechal Arthur da Costa e Silva, de Linha Germano, ampliando as vagas em turno integral que já no início do ano letivo”, diz Shana. Já a obra da Emei Meu Cantinho, prevista para março, ampliará o número de vagas na Educação Infantil.

A administração municipal também iniciou as obras de ampliação de novas salas de aula nas Emefs Professor Alfredo Schneider e Bento Gonçalves. Ainda, na semana passada, foi assinado o início da obra do telhado da área coberta da Emef Bento Gonçalves, “uma obra muito aguardada pela comunidade escolar”, segundo a subsecretária.

As mudanças contemplam a Emef Marechal Arthur da Costa e Silva, em Linha Germano, com uma estrutura para abranger o turno integral já no início do ano letivo.

“As expectativas em relação à educação e à qualidade do ensino concentram-se na consolidação e no fortalecimento do trabalho pedagógico iniciado pela Administração Municipal no ano anterior, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade”, finaliza Shana Müller Vogel.

Sair da versão mobile