O Colégio Teutônia investe na implantação de dois novos ambientes de laboratório para qualificar ainda mais a formação prática dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletromecânica. Os espaços contarão com áreas de 80 e 28 metros quadrados, sendo esse último destinado especialmente à prática de soldagem e usinagem de precisão, que necessita de exaustão.
Os novos laboratórios estarão localizados no subsolo do novo prédio, situado em frente à escola. No turno da noite, eles serão utilizados pelos cursos técnicos e, durante o dia, os ambientes também atenderão as formações de qualificação do Centro de Eletricidade.
As obras de adequação dos espaços iniciaram no mês de janeiro, com previsão de conclusão da etapa de edificação até o dia 18 de fevereiro. Na sequência, será realizada a instalação dos equipamentos, painéis, sistemas de controle de automação e motores elétricos.
Essa fase contará com a participação direta dos estudantes e professores, sendo desenvolvida como atividade prática pedagógica dos cursos, integrando teoria e prática em um ambiente real de execução.
A diretora do Colégio Teutônia, Fabiane Dentee Wommer, destaca que o investimento objetiva otimizar, em um mesmo espaço, as funções de laboratório e sala de aula. “Trata-se de um ambiente amplo e integrado, pensado para que os conteúdos teóricos sejam aprendidos no próprio local e, na sequência, aplicados imediatamente na prática, sem a necessidade de deslocamento, qualificando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Segundo a direção, a ampliação da estrutura também responde à demanda crescente das empresas locais por profissionais cada vez mais qualificados, exigindo que os estudantes desenvolvam competências técnicas de forma prática e alinhada à realidade do mercado de trabalho. A nova estrutura foi projetada para oferecer um ambiente seguro, controlado e de alta qualidade, permitindo a vivência de situações semelhantes às encontradas na indústria.

