O Programa Partiu Futuro Reconstrução tem se consolidado como uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho e a qualificação profissional de jovens em Estrela. Em 2025, a iniciativa surpreendeu pelo alto interesse: enquanto no ano passado foram ofertadas 30 vagas com 29 inscritos, neste ano o programa ultrapassou a marca de 100 jovens inscritos para apenas 15 vagas disponíveis.
Integrado ao Plano Rio Grande, o programa oferece oportunidades de Jovem Aprendiz para adolescentes e jovens de 14 a 22 anos, com prioridade para estudantes da rede pública, inscritos no CadÚnico e impactados pelas enchentes de 2024. A proposta alia formação teórica e prática, com atuação direta em diferentes setores da Prefeitura de Estrela.
Os jovens selecionados contam com carteira assinada, remuneração, além de auxílio-alimentação e transporte, garantindo condições adequadas para a permanência no programa. O processo de ingresso ocorre por meio de processo seletivo, assegurando critérios técnicos e sociais na escolha dos participantes.
A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado, que custeia integralmente o projeto. Ao município cabe oferecer a infraestrutura local, incluindo salas de aula, além do acompanhamento psicológico e social, realizado por profissionais como psicólogos e assistentes sociais.
Os resultados já começam a aparecer
A secretária municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania, Ciane Hauschild, destaca que o foco é desenvolver a população. “Se cria muito essa questão de que a assistência precisa dar, mas a gente quer ensinar a pescar, e é justamente isso que estamos conseguindo fazer”, afirma.
A secretária também comenta o impacto positivo da iniciativa na construção de novas perspectivas de futuro, onde 18 dos 30 jovens que passaram pelo projeto já estão empregados. “Eles estão tendo continuidade da atividade, e é isso que queremos fazer; estimular cada vez mais para que as pessoas procurem o acesso e a gente consiga encaminhá-las para o mecado de trabalho”, ressalta.
Inscrições para o próximo ano
As novas inscrições para o próximo ano estão previstas para os meses de novembro e dezembro, reforçando o compromisso do município e do Estado em ampliar oportunidades, investir na juventude e contribuir para a reconstrução social e econômica da região.

