A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Esteio, deflagrou na manhã desta quarta-feira (4/2) a Operação Encontro Desmarcado, com foco no desmantelamento de um grupo criminoso especializado em extorsões praticadas de forma reiterada no Rio Grande do Sul.
Ao todo, foram cumpridas 33 ordens judiciais, sendo 14 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em municípios do Litoral Norte — Tapes, Osório, Tramandaí, Cidreira, Terra de Areia, Capão da Canoa e Xangri-Lá — além da Região Metropolitana, em Gravataí, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Também houve determinação judicial para bloqueio de valores em contas bancárias de 14 investigados.
A operação mobilizou cerca de 90 policiais civis e resultou na prisão de 14 pessoas. Durante a ação, aparelhos celulares e um roteador foram apreendidos na Penitenciária de Osório.
Golpe envolvia falsas cobranças e ameaças graves
As investigações apuram uma modalidade de extorsão que tem se repetido no estado. No caso que originou a operação, a vítima havia marcado um encontro com uma garota de programa, ao qual não compareceu — situação que deu nome à operação. Após isso, passou a receber ligações de um indivíduo que se apresentava como integrante de organização criminosa, exigindo dinheiro sob o pretexto de ressarcimento por supostos prejuízos.
Com a recusa ou demora no pagamento, as cobranças evoluíam rapidamente para ameaças graves, incluindo incêndio à residência e até homicídio. Nesse caso específico, a vítima teve prejuízo aproximado de R$ 3.500.
A Polícia Civil identificou ainda que, no mesmo mês, um dos investigados aplicou golpe semelhante na Região Metropolitana de Porto Alegre, causando prejuízo estimado em R$ 50 mil. O número telefônico utilizado nas extorsões era o mesmo, reforçando a conexão entre os crimes.
Segundo a investigação, ao menos 12 dos alvos possuem antecedentes criminais relevantes, incluindo crimes contra o patrimônio, crimes cometidos com grave ameaça e crimes contra a vida. Esses fatores foram considerados pelo Judiciário para autorizar as prisões e demais medidas cautelares.
A Polícia Civil destaca que a Operação Encontro Desmarcado busca interromper a atuação do grupo criminoso e reforçar o enfrentamento qualificado aos crimes de extorsão praticados com violência e intimidação.

