Ícone do site Folha Popular

Estrela decreta situação de emergência após vendaval

Prefeitura instalou ponto de atendimento para acolher as famílias atingidas / Crédito: AI Estrela - Divulgação

O Município de Estrela decretou situação de emergência em razão do vendaval que atingiu o território municipal na tarde de quinta-feira (12/2), provocando destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica em diferentes bairros. O decreto foi publicado em edição especial do Diário Oficial de Estrela, na tarde desta sexta-feira (13/2) e agora será encaminhado para homologação pela Defesa Civil do Estado.

Até a tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil do município contabilizou 100 residências atingidas durante a tempestade. A estimativa é de que os ventos tenham alcançado 80 km/h nos pontos mais impactados. O evento ocorreu por volta das 15h30min, seguido de chuva intensa em algumas regiões, com maior força na região leste de Estrela, especialmente nos bairros Pinheiros, dos Estados, das Indústrias, Boa União e na localidade de Novo Paraíso.

Quatro instituições de Educação Infantil também sofreram danos com destelhamentos. Foram atingidas a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço dos Sonhos, no Bairro Pinheiros, a Emei Estrelinha, no Bairro das Indústrias, a Escola La Salle, na Linha São Jacó, e a Emei Arco Íris, no Bairro Imigrantes/Cohab. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as aulas estão mantidas em toda a rede municipal e os reparos necessários já foram realizados.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, a convocação de voluntários e servidores e acelera o processo de quisição de bens e serviços necessários à resposta e à reconstrução. “Nossa prioridade é atender as famílias atingidas, restabelecer os serviços e garantir segurança à população. O decreto nos dá respaldo legal para agir com rapidez e responsabilidade”, afirma a prefeita Carine Schwingel.

Ponto de atendimento aos atingidos

A Secretaria Municipal de Habitação instalou um ponto fixo de atendimento, próximo ao Mercado Dossul, no Bairro Pinheiros, área com maior número de residências prejudicadas. No espaço, uma equipe fará o acolhimento à população e o recebimento das demandas. Além disso, as assistentes sociais irão percorrer o bairro e localidades próximas para auxiliar a população. O telefone para o contato é (51) 98900-1430.

Leia mais

Sair da versão mobile