O município de Colinas prorrogou as inscrições para os cursos profissionalizantes do programa RS Qualificação – Recomeçar até o dia 13 de março. A iniciativa busca ampliar oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O programa é uma ação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul criada após a calamidade climática registrada em abril e maio de 2024. De acordo com a auxiliar administrativa Luana Cristina da Rosa, “é um programa que surgiu com o objetivo de ofertar capacitação profissional, principalmente para as pessoas mais atingidas pelo evento climático, que hoje se encontram desempregadas, subocupadas ou que integram o CadÚnico”, explica.
A qualificação é vista como estratégica diante das exigências atuais do mercado de trabalho. “Precisamos de profissionais mais qualificados que atendam às demandas do mercado”, destaca.
Para o município, a aprovação no programa representa uma oportunidade importante já que Colinas não possui instituições de ensino superior ou técnico, o que torna a oferta local ainda mais relevante. “Poder trazer essas capacitações mais perto da comunidade faz com que haja estímulo para que a população participe e se qualifique”, afirma.
Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, sem limite máximo de idade. O público prioritário inclui desempregados, subocupados e integrantes do CadÚnico. Caso não haja preenchimento total das vagas por esse grupo, as oportunidades serão estendidas aos demais inscritos.
Nesta edição, serão ofertados cursos nas áreas de técnicas de vendas e negociação, pilotagem de drones com filmagem e fotografia, formação básica para profissionais de autismo, técnicas básicas de culinária com preparo de pães e bolos e marketing digital e redes sociais. As formações serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac.
As inscrições foram prorrogadas e seguem até 13 de março de 2026, no horário comercial, junto ao setor de protocolos da prefeitura. Os interessados devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência, carteira de trabalho e, se for o caso, comprovante de inscrição no CadÚnico.
“A gente pensou com muito carinho para trazer esses cursos para o nosso município, justamente para dar aquele incentivo para aquelas pessoas que estão desempregadas, desmotivadas neste momento, principalmente depois de tudo que o município passou. A gente pretende estimular a nossa comunidade local a se qualificar, a empreender também e a crescer junto com o município”, ressalta.
As aulas estão previstas para ocorrer entre abril e junho, no turno da noite, uma vez por semana, com duração de três horas por encontro. A proposta, conforme a auxiliar administrativa, é facilitar a participação de quem trabalha durante o dia e garantir uma formação acessível, com certificação ao final do curso.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Educação e Cultura do Município de Colinas.

