As fortes chuvas que atingem o Vale do Taquari desde o fim de semana começaram a provocar impactos ainda na tarde de terça-feira (21/7). Interdições de estradas e pontes foram registradas em diferentes municípios da região. Na manhã desta quarta-feira (22/7), a situação se agravou com a rápida elevação do Rio Taquari, que atingiu a cota de inundação em Lajeado, enquanto Estrela entrou em alerta de alto risco hidrológico e Teutônia mantém monitoramento constante dos cursos d’água.
Lajeado inicia remoção preventiva de moradores
Por volta das 4h30 desta quarta-feira (22/7), o Rio Taquari atingiu a cota de alerta de 18,80m em Lajeado. Nas últimas horas, o nível do rio subiu rapidamente, com aumento de cerca de 90 centímetros em apenas uma hora. A partir dos 19m, o rio começa a sair do leito.
Como medida preventiva, a Defesa Civil iniciou a remoção de moradores das áreas localizadas até a cota de 21 metros. O órgão informou que a situação segue sendo monitorada com atualizações de hora em hora. Em caso de emergência ou necessidade de apoio, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (51) 99828-4971 (WhatsApp) e (51) 3982-1150.
Cemaden emite alerta de alto risco para Estrela
A situação também se agravou em Estrela durante a madrugada desta quarta-feira (22/7). Conforme a última leitura disponível da Defesa Civil, às 4h45, o Rio Taquari atingiu 19,07 metros, entrando oficialmente na cota de inundação. Em apenas uma hora, o nível do rio subiu 90 centímetros, passando de 18,17 metros, registrados às 3h45, para 19,07 metros.
À 0h56 desta quarta-feira, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de alto risco hidrológico para Estrela. O aviso aponta possibilidade de inundação em áreas urbanas localizadas na planície do Rio Taquari e de seus afluentes, especialmente os arroios Estrela e Boa Vista.
No início da madrugada, o Rio Taquari estava em 15,33 metros, com elevação de 42 centímetros por hora. A cota de transbordamento considerada pelo órgão é de 19 metros. O Cemaden também registrou acumulados de até 163 milímetros de chuva em 24 horas em Monte Alegre dos Campos, município localizado a montante da bacia, volume que contribui para a elevação do Rio Taquari na região.
Em razão das condições, o Departamento de Trânsito interditou a Rua João José Shonardt, acesso à Ponte do Cotovelo, e também bloqueou a Estrada Municipal da Boa Vista.
A previsão indica chuva fraca a moderada nas próximas horas, mas com tendência de redução dos volumes ao longo desta quarta-feira.
Teutônia registra 174 milímetros de chuva
Em Teutônia, o acumulado de chuva chegou a 174 milímetros entre domingo e as 20h de terça-feira (21), conforme medição realizada por Silvério Schwingel, em Linha Clara. Na manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil informou a interdição da Estrada Municipal Otto Osterkamp, em Linha Wink, devido à água sobre a pista.
Apesar da elevação dos cursos d’água, o município permanece em estado de atenção. Segundo a Defesa Civil, até o momento todos os arroios seguem dentro do leito, sem registros de extravasamento. As equipes mantêm monitoramento permanente e informam que novas atualizações serão divulgadas caso haja alteração significativa no cenário.
Em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
As defesas civis dos municípios seguem acompanhando a evolução das chuvas e dos níveis dos rios. A orientação é que moradores de áreas sujeitas a alagamentos acompanhem os comunicados oficiais e respeitem as interdições realizadas por questões de segurança.
