Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari (Univates) participaram de uma viagem de estudos à Argentina entre os dias 11 e 17 de julho. Organizada pelo Diretório Acadêmico (DA), com apoio do curso, a programação incluiu visitas a espaços de relevância histórica, cultural e arquitetônica em Buenos Aires e também na cidade planejada de La Plata.
Acompanhado pelo professor Augusto Alves, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto obras e locais considerados referências na arquitetura e no urbanismo. Conforme o docente, vivenciar esses espaços presencialmente proporciona uma compreensão que vai além dos estudos realizados em livros e meios digitais, já que permite explorar as obras em sua totalidade e percebê-las por meio da experiência direta.
Para o professor, as viagens de estudos também possibilitam que os alunos compreendam as obras inseridas em seus contextos urbanos, em contato com a cultura, a arte e a população local. Segundo ele, essa vivência contribui para ampliar o repertório cultural, além de fortalecer a capacidade crítica e analítica dos estudantes, aspectos fundamentais na formação oferecida pela Univates. Augusto destaca ainda que as atividades práticas complementam o aprendizado em sala de aula e reforçam a importância de viajar como forma de ampliar conhecimentos técnicos e horizontes culturais.
Em Buenos Aires, o roteiro começou com uma caminhada pela tradicional Feira de San Telmo e pelo Mercado de San Telmo. Os estudantes também conheceram a estátua da Mafalda, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (Mamba) e o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires (Macba).
A programação incluiu ainda visitas ao Museu da Casa Rosada, à Avenida de Maio, ao Obelisco, ao Teatro Colón, à Livraria Gran Ateneo, à Puente de La Mujer, considerada um dos principais ícones de design da cidade, e ao Palacio Libertad, entre outros pontos turísticos.
Em La Plata, conhecida por seu planejamento urbano, com formato quadrado e ruas diagonais, o grupo visitou a Casa Curutchet, único projeto do arquiteto Le Corbusier na América Latina, além da Plaza San Martin, do Museu de Arte e Memória, do Teatro Argentino e da Catedral.
Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Univates realizam viagem de estudos

Grupo visitou diferentes pontos turísticos e de relevância histórica e cultural / Crédito: Divulgação