Ícone do site Folha Popular

Univates realiza simulado preparatório para o Enamed 2026

A prova foi aplicada no Prédio 12 da Universidade / Crédito: Pietra Darde / Univates

A prova foi aplicada no Prédio 12 da Universidade / Crédito: Pietra Darde / Univates

A Universidade do Vale do Taquari (Univates), por meio do curso de Medicina, realizou no domingo (2/8), um simulado preparatório para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2026. A atividade integra o cronograma de preparação elaborado pela instituição para os estudantes que participarão da avaliação nacional.

Aplicada no Prédio 12, a prova reuniu cerca de 300 acadêmicos do 7º ao 12º semestre do curso de Medicina. O exame começou às 13h e seguiu até as 18h15, período em que os participantes responderam a 100 questões de múltipla escolha das cinco áreas básicas da Medicina: Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina, professora e médica Roberta Pozza, o principal objetivo do simulado é proporcionar aos estudantes uma experiência semelhante à que encontrarão no Enamed.

“Este é o nosso segundo simulado, que busca reproduzir, da forma mais fiel possível, as condições do processo de avaliação externa. Com a nova regulamentação do Ministério da Educação, todos os estudantes do quarto ano e do internato deverão realizar o Enamed. Por isso, é importante que eles se familiarizem com o formato da prova, o tempo disponível e a dinâmica da avaliação”, destaca.

O Enamed é uma avaliação nacional promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo avaliar a formação dos estudantes concluintes de Medicina, além da qualidade dos cursos oferecidos no país. Em 2026, a prova oficial será aplicada no dia 13 de setembro.

Sair da versão mobile