Ícone do site Folha Popular

Fernando Garcia retorna ao Juventude para comandar a Sub-17

Fernando foi semifinalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior - Crédito: Divulgação

Fernando foi semifinalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior - Crédito: Divulgação

Natural de Montenegro, Fernando Garcia está de volta ao Juventude. O treinador foi anunciado pelo clube de Caxias do Sul para comandar a equipe Sub-17 na sequência da temporada, o que retoma uma trajetória de sucesso construída entre 2018 e 2024.

Ao longo da primeira passagem, foram 16 finais disputadas e 11 títulos conquistados nas categorias de formação do Alviverde. O retorno é um novo capítulo para o profissional que construiu a carreira no futebol de base e que mantém forte ligação com o Vale do Caí.

Graduado em Educação Física, com pós-graduação em Futebol e Futsal, licença B da CBF Academy e formação em análise de desempenho, Garcia soma mais de 18 anos de experiência no esporte.

A caminhada começou ainda no futebol de base da região. Em Montenegro, teve participação em projetos voltados à formação de jovens, com destaque para o Projeto Fera.

A vivência no futebol e futsal serviu como ponto de partida para uma carreira que o levou a clubes de maior projeção no Rio Grande do Sul.

No Juventude, Fernando encontrou espaço para desenvolver um trabalho voltado à formação. Durante seis temporadas, participou da construção de equipes competitivas e conquistou títulos importantes, entre eles os campeonatos Gaúchos Sub-15, em 2023, e Sub-17, em 2024.

Após deixar o clube, o montenegrino passou pelo Grêmio, onde conquistou o Campeonato Gaúcho Sub-17 em 2025 e assumiu o comando da Sub-20. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, chegou a conduzir o Tricolor à semifinal da competição.

Retornar

Novamente em Caxias do Sul, Garcia assume o desafio de trabalhar com uma nova geração. A missão passa pelo desenvolvimento técnico, tático e individual dos atletas, mas também pela preparação dos jovens para os próximos passos da carreira.

“Estou muito feliz e honrado por retornar ao Juventude. Ver a evolução da estrutura do CT e o investimento que o Clube tem feito na base me deixou ainda mais empolgado. Tenho um carinho e um respeito muito grandes pelo Juventude e torcida. Espero reconstruir uma nova história aqui”, afirma.

O treinador reconhece que encontrará um grupo diferente daquele que comandou em sua primeira passagem. De acordo com ele, 80% dos jogadores ainda não trabalharam sob sua orientação.

“É um grupo novo e temos desafios importantes pela frente, com pensamentos na estruturação de 2027. Fico feliz por voltar a um lugar onde construí resultados, títulos, formação de atletas e, acima de tudo, um legado de respeito”, destaca Fernando.

Para a vida

A filosofia também passa pelo cuidado com o desenvolvimento humano. Durante a passagem pelo Grêmio, o treinador recorda que o processo de formação precisa preparar o atleta para enfrentar não apenas as exigências do futebol, mas também as responsabilidades fora dele.

“Não basta jogar bem. O atleta precisa ter disciplina, entender o processo, saber lidar com pressão e exposição. A dedicação supera o talento quando ele não trabalha”, aponta.

Para o montenegrino, trabalhar nas categorias de base significa acompanhar jovens em uma fase de muitas transformações. “São meninos de 16, 17 e 18 anos que vivem um sonho, mas também enfrentam desafios emocionais. Nosso papel é preparar eles para o futebol e para a vida”, explica.

Novos desafios

O retorno ao Juventude acontece depois de um período de crescimento profissional e de experiências em diferentes ambientes da formação gaúcha. Agora, Fernando reencontra um clube onde já deixou sua marca e terá a oportunidade de iniciar um novo ciclo.

A proposta é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Juventude nas categorias de base, formar atletas para futuras oportunidades dentro da estrutura alviverde.

Para o treinador, o reencontro também carrega um componente pessoal. “Valorizo muito tudo o que vivi até aqui. Nada foi fácil, tudo foi construído passo a passo. Seguimos para que esse caminho nos faça colher frutos”, completa.

Sair da versão mobile