Ícone do site Folha Popular

Pesquisa organizacional interna objetiva nortear ações da Administração

Reunião apresentou a proposta da pesquisa que tem 21 questões e espaço para opiniões e sugestões/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (12/12), no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela, oportunizou o primeiro contato de funcionários da administração municipal com a pesquisa de clima organizacional interna que será destinada aos servidores. Proposta pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, a pesquisa “Sua opinião faz toda a diferença” será realizada de 15 a 29 de dezembro, de forma voluntária e anônima, e pretende trabalhar itens e questionamentos que irão focar futuras ações que possam aperfeiçoar relações entre servidores, setores e otimizar procedimentos burocráticos e atendimentos.

Comandada pelo secretário da pasta, Jônatas dos Santos, a reunião contou com representantes e lideranças de diversos setores e secretárias municipais. Conforme Santos, a pesquisa traz uma série de questionamentos gerais e outros mais pontuais dentro de alguns temas. Esta proporcionará um melhor entendimento por parte das lideranças quanto a importantes procedimentos da organização, desde o relacionamento dos servidores com colegas e superiores como até mesmo as relações entre setores da organização e condições de trabalho. “O que pretendemos é de fato saber, de uma maneira mais espontânea e livre, a opinião dos servidores quanto a pontos que nem sempre são trabalhados ou que as vezes, na rotina, não são percebidos. Desde se o funcionário julga ter os recursos básicos e necessários para bem executar suas tarefas como até mesmo se este tem autonomia para tomar decisões que lhe são as vezes necessárias, mas nem sempre autorizadas”, detalha.

Para tanto, Santos garante isenção total. “São 21 questionamentos com múltiplas opções de respostas, além de um espaço para sugestões e opiniões. Será uma pesquisa anônima e espontânea. Isso para dar a máxima liberdade ao servidor expor o que ele realmente pensa. A única identificação, até para futuramente melhor norteamos as ações da avaliação da pesquisa, é saber a secretaria que ele trabalha, pois nossa organização é muito abrangente e há sim muitas diferenças entre quem tem um serviço mais burocrático para aquele que trabalham na Usina de Tratamento de Lixo, ou na ampla rede de educação e seus muitos segmentos”, exemplifica.

Modelo

Segundo o secretário, visando abranger o maior número possível de funcionários e contar com a participação destes, serão três os modelos disponíveis para a pesquisa. “Todos poderão responder ao questionário através de um link enviado por e-mail, por conhecidos e utilizados aplicativos sociais e também pelo modelo impresso, afinal não são todos que trabalham com computador ou tem acesso a estes”, explica. “Pedimos às lideranças que estimulem a participação. Cartazes e outras formas de incentivo também foram preparadas. A posição de todos é muito importante e só vai contribuir com os resultados práticos da ação”, frisa. Mais informações pelo telefone 3981-1031.

Sair da versão mobile