Ícone do site Folha Popular

Licenciamento ambiental e Plano Safra 2018/2019 são tema de encontro em Carlos Barbosa

Orientações foram repassadas a agricultores/Crédito da foto: Thais Cristina Formentini/Divulgação

A Emater/RS – Ascar de Carlos Barbosa, em parceria com a Administração Municipal, realizou a divulgação do Plano Safra 2018/2019. No total, ocorreram cinco encontros, nas comunidades de Santa Luiza, Cinco Baixo, Santo Antônio de Castro, Linha Doze e Coblens, com média de 25 participantes em cada oportunidade. Representantes do Banco do Brasil, Banrisul, Cooperativa Sicredi, Cooperativa Santa Clara e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlos Barbosa também estiveram presentes nas divulgações, conduzidas pelo chefe do escritório municipal da Emater, Jandir Luis Pedroni e pelo engenheiro agrônomo, José Vicente Gabina Gabryszeski.

Através do Plano Safra 2018/2019, que teve início neste mês, o agricultor pode solicitar financiamentos para utilizar na safra ou investir na propriedade, com uma novidade nesta edição, que é a redução das taxas de juros. Assim, durante os encontros de apresentação do Plano, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Borsoi e a supervisora de Meio Ambiente da Secretaria, Anna Letícia Giacomelli, também conversaram com os agricultores, abordando o tema “Licenciamento Ambiental da Propriedade Rural”.

Desta forma, explicaram a necessidade de encaminhar o licenciamento ambiental das atividades de Bovinocultura, Avicultura, Suinocultura e Piscicultura, bem como os agricultores devem proceder com este encaminhamento. “Estas conversas foram importantes, pois o licenciamento ambiental é ferramenta estipulada por lei, para regularizar atividades potencialmente poluidoras, assim se faz necessário para a solicitação de possíveis financiamentos bancários.”, enfatiza a supervisora Anna Letícia Giacomelli.

Os procedimentos necessários para realizar pedidos de autorização para supressão de vegetação nativa também foram mencionados. Segundo o secretário Felipe Borsoi, o objetivo principal destes encontros foi aproximar o setor de Meio Ambiente ao proprietário rural, buscando desmistificar o tema, incentivando assim a regularização das propriedades rurais e tirando dúvidas dos agricultores.

Sair da versão mobile