Um total de 21 pessoas do Vale do Taquari voltaram, no dia 14 de março, de um Cruzeiro pela costa brasileira e estão sendo monitorados e contatados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Lajeado. Três desses pacientes estão internados no Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado, com forte suspeita de estarem com Covid-19. Os resultados dos exames ainda não retornaram.
Um dos pacientes está internado em estado grave na UTI. O primeiro paciente registrado na região, um homem de 57 anos que segue em estado grave na Sala Crítica do HBB, também era passageiro do navio.
Os outros dois pacientes estão em sala de observação, em isolamento e estado estável: um homem de 47 anos com comorbidades e mulher de 53 anos.
As autoridades solicitam que os passageiros AINDA NÃO CONTATADOS no grupo de viagem entrem em contato com a Central de Atendimento 24 Horas através dos telefones (51) 99911-3609 ou (51) 99571-3309.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, postou um vídeo em sua rede social, junto com profissionais da saúde e direção do HBB, explicando a gravidade da situação. “O único tratamento é ficar em casa”, alertou.
A equipe médica de Lajeado também está chocada com a quantidade de pessoas que circula pelas ruas de Lajeado, está em bares e não se dando conta do perigo de contaminação, pois o Brasil já está em estado de “transmissão comunitária”.