Ícone do site Folha Popular

RR Shoes encerra fábrica em Teutônia e cerca de 400 ficam sem emprego

RR Shoes está encerrando sua fábrica em Teutônia

A RR Shoes Comércio e Fabricação de Calçados anunciou nesta semana o fechamento de sua unidade situada no Município de Teutônia. Na manhã desta quarta-feira (01/04), o diretor Ramon Rabelo de Souza confirmou à reportagem o encerramento e o desligamento de aproximadamente 340 trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte), Roberto Müller, estima que o número de desempregados seja maior, chegando a próximo de 400. “São 374 associados ao sindicato e há mais alguns que talvez não foram contabilizados”, salienta Müller.

Ramon Rabelo de Souza preferiu restringir as informações básicas e não conceder entrevista sobre o assunto. Quanto aos motivos para o encerramento da fábrica, limitou-se a explicar que é em função da “crise da Covid-19. Estamos muitos tristes!”. Apesar desta justificativa, nas redes sociais, pessoas que trabalhavam na fábrica, afirma que ela já enfrentava problemas antes da epidemia.

Outras fontes consultadas pela reportagem relataram que a fábrica sentiu o fechamento de relações comerciais internacionais, o que impactou em cerca de 1 milhão de pares de sapato “que deveriam estar nas lojas”, ressaltou uma fonte que preferiu não se identificar.

Quanto à negociação dos direitos trabalhistas ao cerca de 400 colaboradores – praticamente todos de Teutônia, o presidente do Siticalte pondera que “ainda não há nenhuma definição de como será o acerto”.

Müller explicou que pela manhã de hoje (01/04), as assessorias jurídicas do Siticalte e da RR Shoes estavam em videoconferência para alinhar detalhes do pagamento, possivelmente em formato de parcelamento. “Isto nos preocupa um pouco”, avalia o presidente.

A RR Shoes mantinha sua unidade na Avenida 1 Leste, 1.875, próximo ao Centro Esportivo do Sesi, Cerealista Markus e Center Vet.

Sair da versão mobile