Uma cobra foi retirada de dentro do box de uma residência por volta das 14h30 desta segunda-feira (28/12) na Linha Santo Antônio, interior de Colinas. Conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas (Imicol), a cobra de cerca de um metro foi capturada e liberada em área de mata, com água e sem residências próximas. Ainda conforme a corporação, trata-se de uma cobra coral verdadeira, peçonhenta. É recomendado que a comunidade, ao encontrar cobras, não tente matá-las para evitar acidentes. Os bombeiros devem ser acionados para a retirada segura.
A Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol, Carol Hauschild, disse que apesar de assustadoras e venenosas, as cobras têm um papel muito importante no meio ambiente. “Matá-las desequilibra ainda mais o ecossistema, ainda mais no controle de pragas”, afirma. Por isso, opta-se por liberá-las em área segura. “Procuramos sempre levar para o mais afastado possível do município, onde não tenha nenhuma moradia próxima, em áreas de matas e próximos a rios, para que não corram riscos de serem mortas e nem de voltar a perturbar os humanos”, detalha.
No caso da coral, ela foi levada para uma distância de 21 quilômetros. Conforme a bombeira, estava machucada, pois já havia sido golpeada com uma madeira. Essa é a terceira cobra que aparece nos últimos dias na região. Conforme a corporação, o calor influencia no aparecimento dos animais, que estão a procura de água. “E também a queima de vegetação faz elas virem cada vez mais pra perto das casas”, explica. “Nossa missão é salvar e proteger vidas, sejam humanas ou animais”, conclui ela.
.