Ícone do site Folha Popular

Secretaria de Agricultura de Bom Retiro do Sul combate focos de baratas em vias públicas

Secretaria de Agricultura combate de focos de baratas em vias públicas / Crédito da foto: Secretaria de Agricultura de Bom Retiro do Sul

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul iniciou nesta semana ações de combate a focos de baratas em vias públicas. Os pontos principais de combate são bueiros.

Com a utilização de um borrifador, as primeiras ações foram realizadas em pontos previamente identificados nas ruas Henrique Schmidt, Osvaldo Aranha, Bento José Labres, Donatila Ribeiro Arnt, Silvério Gregory, Jacob Hellmann Filho, Roberto Jacob Kerber e Arnaldo Moacir de Azevedo.

Conforme o secretário William Faleiro, o trabalho terá continuidade nos próximos dias. Para que a ação seja realizada, é necessário que o munícipe faça a comunicação de possíveis focos na secretaria.

“O munícipe que identificar focos de baratas deve entrar em contato com a secretaria de agricultura e abrir um protocolo, informando o endereço do foco. Com este protocolo, iremos fazer o combate”, explicou o secretário William, salientando ainda que a ação não será feita em terrenos ou propriedades particulares.

O protocolo pode ser feito diretamente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, situada na rua Jorge Fett, 84, ou pelo telefone 3766-1128. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Cuidados em casa

As baratas são insetos perigosos que oferecem riscos à saúde humana, pois vivem em áreas muito sujas e úmidas, como lixo e esgoto, carregando diversas bactérias, fungos, vírus e vermes, capazes de causar diarreia, desidratação, alergias, entre outros problemas de saúde aos humanos.

Uma ação eficiente para conter focos de baratas e outros insetos é fazer o descarte correto do lixo e restos de alimentos em recipientes bem fechados, além da limpeza constante de casas e terrenos.

Outra ação que pode ser realizada em casa é a dedetizando de locais de aglomeração de baratas, aplicando-se uma mistura de 200 ml de água sanitária em 10 litros de água. É aconselhável o uso de equipamentos de proteção individual na hora da aplicação.

Sair da versão mobile